Práticas de leituras dos estudantes de Direito

Páginas: 24 (6000 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
As práticas de leitura dos estudantes de Direito: o que nossos futuros advogados estão lendo?1

Reading practices of Law students: what are our future lawyers reading?

Danúbia Floriano2
Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
da_floriano@hotmail.com

Fernanda Cristine Felicio3
Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
fernandacfelicio@gmail.com

Nicole Pereira4Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
nika2012pereira@hotmail.com

Resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a prática de leitura dos estudantes de Direito nos âmbitos acadêmico, pessoal e profissional, tendo em vista as mudanças ocorridas após o ingresso na universidade e a assiduidade da leitura sem rigor acadêmico. Articulando pesquisasbibliográficas de alguns dos autores que subsidiam as reflexões sobre o tema da importância da leitura no ensino superior e a relação entre Direito e literatura, juntamente com uma pesquisa estatística, desenvolvemos um formulário para estudantes de Direito, considerando seus gostos e rotina. Para a pesquisa, entrevistamos 75 alunos das turmas do segundo, sexto e décimo semestres, com isso obtendo parâmetrosentre os níveis de formação e podendo chegar a uma conclusão adequada sobre a leitura destes estudantes. É necessário observar a importância da leitura em todos os âmbitos como meio de acesso e produção do conhecimento; porém, todo o reconhecimento transmitido nesta abordagem, pode não representar a prática da leitura em si, visto que a compreensão da leitura refere-se à estrutura do texto e sedá por meio da decodificação de signos (letras e palavras), mas a interpretação exige além da mera decodificação, é preciso entender o verdadeiro sentido do que foi lido. Os principais autores usados foram: Tamarine et al. (2005), Chiarello (2003) e Santos (2006).
Palavras-chave: prática de leitura; estudantes de direito; universidade.

Abstract This paper presents the results of a survey thatinvestigated the reading practice of Law students in the academic, personal and professional contexts, considering the changes after entering university and the reading assiduity without academic rigor. Based on a literature review of authors that support the reflections on the importance of reading in university and on the relationship between Law and literature, along with a statistical research,we developed a form for Law students, considering their tastes and routines. For the research, we interviewed 75 students from the second, sixth and tenth semesters, thereby obtaining parameters regarding the training levels and reaching a conclusion as to their reading practice. One must note the importance of reading at all levels as a means of access and production of knowledge. However, allexisting recognition does not represent the reading practice itself. The main authors used were: Tamarine et al. (2005), Chiarello (2003) and Santos (2006).
Keywords: reading practice; law students; university.

Introdução
Tentamos, neste trabalho, identificar pelas práticas de leitura dos acadêmicos de Direito, a mudança ocorrida após o ingresso na universidade e a assiduidade da leitura semrigor acadêmico. Tendo feito uma análise dos questionários e pesquisas bibliográficas, obtivemos conhecimento sobre as práticas de leitura de acadêmicos de uma área que, para nós, estudantes de Letras, era quase desconhecida. Este conhecimento certamente servirá de suporte para as situações que, como futuros profissionais da área docente, poderemos enfrentar, uma vez que há possibilidade detrabalharmos com alunos que tenham interesse em cursar Direito e, assim, poderemos ajudá-los nas leituras que contribuam na escolha da formação acadêmica.
Os dados coletados neste trabalho foram obtidos por meio de pesquisa com acadêmicos do segundo, sexto e décimo semestres do curso de Direito e os pressupostos que deram norte para nossas conclusões fundamentaram-se em pesquisas já efetuadas nesta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Papel do Estudante de Direito no Núcleo de Práticas Jurídicas
  • Conceito de Leitura. Práticas de Leitura
  • A prática de leitura
  • Práticas de Leitura
  • Praticas de leitura
  • Pratica de leitura
  • PRÁTICAS DE LEITURA
  • praticas de leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!