Práticas de leitura sociointeracionista em uma turma de ensino médio.

Páginas: 17 (4104 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
1. Práticas de leitura sociointeracionista em uma turma de ensino médio.
Por Thaís da Guia Silva (UFF).

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina
de Prática e Pesquisa de Ensino II da UFF.
Orientador: Professora Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF).

O projeto de PPE II foi motivado pela dificuldade percebida em relação à construção de sentido na leitura de textos ministradosdurante as aulas observadas e provas analisadas durante o estágio de PPEI. Sabemos que ler é muito mais que decodificar e que uma leitura crítica implica a percepção e relação entre texto e contexto transformando o leitor e sua visão de mundo (FREIRE, 2003). Foi com interesse em transformar esses alunos observados e dá-los subsídios para uma leitura crítica que propus oficinas de práticas deleitura sociointeracionista. Estimular o desenvolvimento da compreensão leitora desses jovens, elevando a competência lingüística, comunicativa e a capacidade discursiva dos mesmos se tornou um desafio e uma meta.

1.1 OBJETIVOS
Este projeto teve como primeiro objetivo identificar, analisar as possíveis dificuldades na prática de leitura desses alunos e, posteriormente, intervir – aos moldes dapesquisa-ação (NUNAN, 1992) - nesse meio através de práticas e estratégias de leitura sociointeracionista (MOITA LOPES, 1996).

1.2 SUPOSIÇÃO
Na observação da turma de 1º ano do segundo grau do colégio estadual do município de Niterói percebi a dificuldade dos alunos em compreender o significado global do texto, surgiram também dúvidas em relação à metalinguagem e vocabulário. No entanto as duasúltimas eram de fácil solução, pois quando a professora explicava o que era para ser respondido. Eles imediatamente identificavam o assunto referente à metalinguagem presente na pergunta do livro.
A professora, em conversas informais afirmou que a leitura desses alunos era superficial de reduzida. No entanto na entrevista ela apenas afirmou que não podia dizer ao certo se o hábito era reduzido,mas que a compreensão leitora de seus alunos era prejudicada pela leitura superficial que causava uma grande dificuldade de inferência do sentido global do texto.
Serão o hábito reduzido e uma leitura superficial as causas das dificuldades em inferência do significado global do texto lido pelos alunos do ensino médio da turma observada? Suposição esta que foi identificada no decorrer da pesquisapelo cruzamento dos dados.

1.4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO
Nesta pesquisa nos ateamos à observação de uma única turma do ensino médio de uma escola estadual no município de Niterói. Também foi de nosso interesse a competência leitora desses alunos os desafios enfrentados para um bom desenvolvimento do pensamento crítico e entendimento do texto lido. Para isso, foram utilizados diferentesinstrumentos de pesquisa, no intuito de identificar os fatores responsáveis pelas dificuldades apresentadas.

1.5 RELEVÂNCIA DO ESTUDO
Kemmis (In ZYINGIER, S. e LIBERALI, 2000) sustentam que a escola e professores precisam adotar uma perspectiva crítica, pois o processo de ensino e aprendizagem é interativo e deve incentivar a formação de cidadãos independentes e capazes de refletir o mundo.
Para isso,é de suma importância que os professores e alunos saibam refletir e usar a leitura de forma adequada e viva. Para Freire (2003) a leitura que se aprende na escola não deve significar uma ruptura com a leitura do mundo. Muito pelo contrário, a leitura da palavra escrita deve ser crítica implicando a relação entre o texto e o contexto.
Portanto, o desenvolvimento da compreensão leitora é degrande valor para a formação do aluno. O professor deve estar atento a esta questão e ao desenvolvimento da competência argumentativa de seus alunos, que ocorre com a aquisição de estratégias de leitura e a total compreensão do sentido dos textos apresentados aos alunos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E ENSINO DE LÍNGUA
Para o ensino da língua é fundamental que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REDES SOCIAIS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO
  • Reflexão sobre prática pedagógica docente de leitura em Língua Inglesa de uma turma do Ensino Médio em uma...
  • O ENSINO DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO
  • Projeto de leitura para o ensino médio
  • Leitura e literatura no ensino médio
  • A INTERNET E A LEITURA NO ENSINO MÉDIO
  • A importancia da Leitura no Ensino Médio
  • Visitação turma de ensino medio a UFJF

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!