Prática pedagogica

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Neste artigo pretendo analisar, e refletir a minha prática, pedagógica bem como a avaliação e o processo de conhecimento dentro de uma estrutura social e cultural, desejo sair da minha área de conforto que já alguns anos, venho lecionando e sempre procuro avaliar meus alunos de uma forma geral respeitando o capital cultural trazido para a realidade escola do qual estão inseridos, procuro atenderaos anseios meus e de meus alunos por uma analise critica e por uma fundamentação teórica baseada numa tendência crítica que vê a escola e a prática pedagógica do professor segundo Mizukami “ um referencial teórico que compreendesse os conceitos do homem, mundo e sociedade, cultura, conhecimento etc... (1986, p. 4).
Seria quase impossível encontrar uma única teoria que dê conta de todas asexpressões e complexidade do processo de aquisição de conhecimento dos indivíduos em situação de ensino aprendizagem. Como afirma FOERSTE (1996, p.16), “uma tendência não elimina a outra, o surgimento de uma nova corrente teórica não significa o desaparecimento de outra, a definição de um perfil predominante em uma concepção não descarta a possibilidade de outras formas de manifestação consideradaspróximas entre si”.
Diante da leitura de diversos textos lidos pude observar e porque não dizer constatara relevante import5ância da própria sociedade na construção e formação do sujeito social, alguns alunos da camada desfavorecidas “Não é possível refazer este país ,democratiza-lo,humanizá-lo ,torná-lo sério ,com adolescentes brincando de matar gente, oferecendo a vida,destruindosonhos,viabilizando o amor. Se a educação socinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência como o diferente e não de sua negação, não termos outro caminho se não viver plenamente a nossa opção.Encaná-la, diminuindo assim a distância entre oque dizemos e o que fazemos”. (FREIRE, 1970,p.36). O individuo desfavorecido matem uma relação que se manifesta efetivamente na prática ou seja, ele traz para sala de aula os conhecimentos prévios dos quais não são levados em conta muitas vezes, em quanto nas classes mais favorecidas a adesão aos valores escolares já que a escola representa a compreensão de uma vida marcada pela privaçãocultural. Em sua pesquisa, Lahire conclui que os alunos filhos de pais diplomados conseguem estabelecer uma troca familiar mais estreita sobre os problemas de leitura. Consequentemente, conseguem reunir as competências solicitadas pelas demandas escolartes de maneira mais eficaz e bem sucedida (Lahire, 2002, p. 123).
Segundo o texto e diante da minha prática pedagógica a linguagem oral e escrita é a molapropulsora que da autonomia e liberdade ao individuo, pois através dela ele passa da condição de dominado a dominador e conseqüentemente adquiri uma consciência critica social, já aquele individuo que não consegue dominar a linguagem escrita conservam uma visão ético-politica que para a escola é uma linguagem incorreta, incoerente e mal estruturada na minha realidade escolar procuro desenvolver atendência critica que tem como principal fonte a educação e a formação do sujeito, visto que tais alunos inseridos no contexto escolar são violentados simbolicamente, pois seus conhecimentos em vários ambientes como a igreja, o clube, a escola torna-se o aparelho reprodutor das desigualdades sociais e conseqüentemente desigualdade escolar, visto que tanto nas escolas como nas famílias valores sãointroduzidos tanto pelos alunos, professores e diretores, gerando um capital cultural e isso pode resultar tanto o sucesso quanto o insucesso escolar.
Procuro valorizar a herança cultural que é de grande importância para o desenvolvimento do meu alunado, nela, se atribui o sucesso escolar bem como o capital econômico e social, certamente dentre elas o que tem mais eficácia é o capital...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • praticas pedagógicas
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • Pratica Pedagogica
  • praticas pedagogicas
  • Pratica pedagogica
  • Praticas Pedagogicas
  • Pratica pedagogica
  • Praticas pedagogicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!