Prática integradora do módulo 3.1

Páginas: 19 (4586 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
1

Disciplina: Comportamento Organizacional Introdução ao Direito Introdução à Administração Módulo: 3.1 – Matriz C

Docentes Profa. Mitie Maemura Prof. Rafael Galli Prof. Juliano Sordan Data de Postagem: 17/02/2012

PRÁTICA INTEGRADORA DO MÓDULO 3.1
NOMES DOS INTEGRANTES DO GRUPO: CÓDIGO: POLO:

- Objetivo desta atividade: Os objetivos da presente atividade são: 1. Aprofundar seusconhecimentos mediante a resposta de questões de compreensão de conteúdo. - Com isso você será capaz de: 1. Identificar os conceitos das temáticas apreendidas em sala de aula. 2. Compreender a interdisciplinaridade das disciplinas cursadas e entender a sua aplicação em um contexto prático.

2

INTRODUÇÃO À PRÁTICA INTEGRADORA – PLANO DE NEGÓCIO
Caro aluno; Buscando mostrar a vocês ainterdisciplinaridade existente entre as temáticas vistas nas disciplinas do Módulo 3.1, foi desenvolvida a Prática Integradora – um estudo de caso que deve ser realizado em grupo. A Prática tem dois objetivos específicos: além de desenvolver num contexto prático os conteúdos ministrados em aula, também busca desenvolver algumas das temáticas abordadas em um Plano de Negócios. Assim, a Prática Integradora iráintroduzi-lo em uma das principais ferramentas gerenciais utilizadas pelos empreendedores: o Plano de Negócio. O Plano de Negócio consiste no planejamento detalhado de uma atividade (que pode ser de expansão da capacidade produtiva, abertura de uma nova filial). Entretanto, para fins didáticos, vamos elaborar nesta prática integradora um Plano de Negócio de uma abertura de empresa. Antes de tudo:o que é um Plano de Negócio? Para Salim et al (2005), um Plano de Negócio é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. O Plano de Negócios é uma prática amplamente difundida na Europa, EUA e Canadá. Entretanto, só começaram a difundidos noBrasil a partir de 1990, pelo setor de desenvolvimento de softwares brasileiros, por meio do Programa SOFTEX. Alguns fatores foram importantes para a disseminação do uso da ferramenta: • • • • A difusão da Internet, A criação de cursos de empreendedorismo nas universidades brasileiras A participação ativa do SEBRAE A criação do programa Brasil Empreendedor do Governo federal.

PORQUE SE FAZER UMPN? Um plano de negócios (PN) é realizado para que o empreendedor tenha uma clara noção do que será necessário para se iniciar o empreendimento. Neste contexto, o plano de negócio levanta uma série de questionamentos importantes relacionados ao novo negócio, como: mercado-alvo, posicionamento e estratégias dos concorrentes, tempo de retorno do investimento. No Brasil, muitas empresas são abertassem o menor planejamento prévio. Em muitas situações, dentro de pouco tempo, o empreendedor se encontra totalmente descapitalizando e agindo apenas com o intuito de tentar obter parte de seu investimento realizado. A falta de planejamento explica, em muitas situações, o porquê de tantas empresas brasileiras encerrarem atividades precocemente (DORNELAS, 2006). Segundo dados do SEBRAE-SP (2009), 27%das empresas fecham as portas em seu 5º ano de atividade. É um número elevado, que atinge absurdos 64% em 5 anos. Um plano de negócios irá ajudar o empreendedor a:

3 • Analisar o ambiente onde está inserido – concorrência, fornecedores, clientes, dificuldades na instalação e instalação da empresa • • • • Refletir sobre a validade da sua idéia de negócio Ter uma estimativa aproximada domontante de recursos necessários à instalação do projeto Ter mais acesso a fontes de financiamento de terceiros Ingressar em uma incubadora de empresas

QUAIS AS PARTES DO PN? Um plano de negócio é composto de oito principais partes: 1. 2. 3. 4. 4.1 4.2 4.3 4.4 5. 6. 7. 8. Sumário Sumário executivo A empresa – descrição geral de atividades (produtos e serviços oferecidos) Análise de mercado Análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica integradora modulo 3.1 admin uniseb
  • Pratica integradora 3.1
  • pratica integradora 3.1
  • Pratica integradora 3.1
  • Prática integradora 3.1
  • Prática Integradora 3.1 Elétrica
  • Prática integradora 3.1
  • Pratica integradora 3.1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!