Prática de Separação de Misturas

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 Introdução a misturas homogêneas e heterogêneas

Quando nós utilizamos substâncias, elas geralmente estão na forma de solução. Podendo estar tanto na forma de uma mistura homogênea como heterogênea.
Mistura, é uma porção de matéria que contém duas ou mais substâncias puras. E quando adicionadas em um recipiente deixam de ser substâncias puras e passam a ser denominadas misturas. Elas podemser fracionadas através de processos físicos e/ou mecânicos.
As misturas podem ser classificadas entre heterogêneas ou homogêneas. Não são todas as misturas heterogêneas que podem ser percebidas a olho nu. Muitas vezes, somente com o auxílio do microscópio é possível diferenciar as fases, como no caso do sangue e do leite.
As misturas, também podem ser misturas sólidas, como o granito – que écomposto por quartzo, mica e feldspato – e gases com densidades que apresentam grandes disparidades, abrindo assim o leque de opções quanto a variedade de misturas.

Separação de misturas

São geralmente feitas por processos físicos ou mecânicos. Os físicos são mais utilizados em misturas homogêneas, geralmente usando mudanças no estado físico, como a evaporação, a destilação e a liquefação. Osmecânicos utilizados em misturas heterogêneas, pela facilidade de identificação visual, como a decantação, a centrifugação, filtração, dissolução, catação, peneiração, levigação, imantação e sifonação.
São estes alguns processos:

●Decantação
A decantação é um processo de separação de misturas heterogeneas, principalmente de misturas compostas por líquidos imiscíveis. O recipiente contendo assubstâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.

●Centrifugação
A centrifugação é um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador ou centrífuga a fim de se promover a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades.

●Filtração
A filtração é um métodofísico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.

●Dissolução
Dissolução Fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturasheterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.


●Catação
A catação consiste em separar misturas do tipo "sólido-sólido", onde as substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador. 

●Peneiração
É usada quando os grãos que formam os componentes tem tamanhos diferentes

● Sifonação
É um processo usadopara separar as fases da mistura heterogênea sólido/líquido e líquido/líquido.

Prática 4 - Separação de misturas I

Procedimentos :

- Dobra do papel: Primeiramente, com um papel de filtro, dobramos, cortamos e ajustamos para que fosse possível ajusta-lo ao funil
- Filtração: Foi colocado em um becker cerca de 50 centímetros cúbicos de CaCO3
Filtramos a suspensão preparada e verificamosque a parte sólida ficou retida no papel de filtro.
- Separação de dois líquidos imiscíveis: Adaptamos um funil de decantação a um suporte universal contendo argola. Colocamos cerca de 10 ml de clorofórmio (CHCl3) no funil. Adicionamos lentamente 10 ml de solução aquosa de iodo (I2), aguardamos um pouco e verificamos uma mudança de cor. O líquido da fase inferior era da cor rosa, identificadocomo o clorofórmio. O liquido da fase superior era da cor amarela e foi identificado como Iodo. Abrimos lentamente a torneira do funil de decantação para recolher a parte inferior, deixando a superior no funil.
- Dissolução Fracionada : Misturamos enxofre com CuSO4 . 5H20 sólido dentro de um almofariz. Trituramos com um pistilo. Colocamos uma pequena porção da mistura triturada dentro de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de química prática-separação de misturas
  • Relatório da prática 04: SEPARAÇÃO DE MISTURAS
  • Roteiro de aula prática: processos de separação de misturas
  • QUIMICA PRÁTICA: SEPARAÇÃO DE MISTURAS E SOLUBILIDADE DAS SUBSTÂNCIAS
  • AULA PRÁTICA 3: PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
  • Separação de misturas
  • Separação de misturas
  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!