Prática de Inclusão

Páginas: 2 (301 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2014
Atividade sobre a prática da inclusão nas escolas.

A escola é um ambiente onde todas as culturas se encontram, todas as personalidades e características físicas epsicológicas, todas a identidades devem ser respeitadas.
As crianças devem aprender desde pequenas a importância do respeito pelo próximo, independente de como ele é fisicamente oude como se porta diante dos outros. A princípio todos somos iguais, e quem somos nós para julgar os outros pelas suas diferenças?
Temos que aprender a respeitar o outro domodo que ele é, e a tolerar suas manias, suas opiniões, seu jeito de viver, porque isso é conviver. Mas quando falamos de inclusão de alunos com necessidades especiais,devemos aprender a olhar para ele de um jeito novo e diferente, a nos colocar em seu lugar e aprender sobre ele e sua deficiência.
Por exemplo, no caso do aluno surdo, temos queentender a sua cultura, aprender sobre LIBRAS, estudar formas de elaborar a aula, sem excluí-lo. Deixar o ambiente propício aos alunos ouvintes e aos alunos surdos, para queeles se sintam inclusos em nosso ambiente escolar, e o mesmo deve acontecer na nossa sociedade.
Portanto, acredito que para a prática da inclusão, a tolerância énecessária, pois em nosso meio social ou no ambiente escolar, temos que respeitar a capacidade, o jeito e o ritmo de cada um. Devemos sempre reconhecer nossas semelhanças, pois todossomos iguais, somos apenas diferentes devido uma característica que pode ser física ou psicológica. Somos iguais e diferentes. Porém, se algo nos chama atenção no outro, temosque procurar saber sobre ele. Isso é alteridade, é o estudo do outro, das suas diferenças, da sua cultura. Para que haja inclusão, os quatro itens são necessários!
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prática da Inclusão
  • a inclusão na pratica pedagógica
  • A PRÁTICA EDUCATIVA: UM DOS CAMINHOS PARA A INCLUSÃO
  • AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
  • diversidade na inclusão e suas praticas
  • A inclusão do deficiente visual nas práticas de letramento
  • Inclusão na educação: uma reflexão crítica da prática
  • Inclusão e corporeidade no cotidiano da prática docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!