Prática de ensino

Páginas: 2 (469 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
ADAILTON JOSÉ DOS SANTOS NUNES

JOGOS DE REGRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

ABAETETUBA, 25 DE JANEIRO DE 2010.
Os Jogos de Regras no ensino da Matemática
É comumencontrarmos alunos, tanto no ensino fundamental e médio como no ensino superior, que apresentam bloqueios no aprendizado da Matemática, e com isso se sentem incapazes de aprendê-la. Foi a partir destaobservação que os jogos de regras foram incorporados como instrumentos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos.
Os jogos de regras são recursos pedagógicos que ajudam na construção do conhecimentomatemático, e que indicam o modo certo de agir, de raciocinar. São brincadeiras orientadas por métodos específicos, de acordo com o fim desejado.
Através desses jogos, os alunos desenvolvem oraciocínio lógico, e são incentivados a pensar de forma independente, a ter criatividade e capacidade de resolver, e até demonstrar problemas aos seus colegas e professores, desde os mais simples até aquelesque parecem abstratos, difíceis ou que estão longe de sua prática diária. Com isso, os jogos podem ser usados para melhorar conteúdos e aprofundar itens já trabalhados em sala de aula.
Além disso, osjogos de regras aumentam a motivação para a aprendizagem, devido o seu processo divertido e a impossível atitude passiva dentro da disputa, o que acaba desenvolvendo a autoconfiança, a organização, aconcentração, a cooperação, a socialização, a boa relação entre as pessoas.
Essas são algumas das vantagens visíveis na adoção dos jogos de regras pelos professores em todos os níveis de ensino, jáque eles ultrapassam o simples objetivo de ensinar conteúdos relacionados à Matemática, chegando a alcançar pontos mais relevantes na vida dos alunos, os quais são indispensáveis ao seu cotidiano,estejam eles no ambiente escolar ou familiar e futuramente no espaço profissional e em sociedade com um todo, uma vez que jogando eles treinam a honestidade, o companheirismo, o reconhecimento ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica do ensino
  • PRATICA DE ENSINO
  • pratica de ensino
  • Prática e ensino
  • PRÁTICAS DE ENSINO
  • Prática de ensino
  • Prática de ensino
  • Pratica de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!