Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

Páginas: 18 (4309 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ







Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil














SALVADOR
2013
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ


Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação InfantilRelatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora ADELAIDE REZENDE DE SOUZA.





Curso: Pedagogia







SALVADOR
2013

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO .........................................................................................................4
 CAPÍTULO 1: CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA
 OBSERVADA ......................................................................................................... 5
 
1.1 CARACTERIÇÃO DA ESCOLA.......................................................................... 6
 
1.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA OBSERVADA ............................................... 8
 
CAPÍTULO 2- DESENVOLVIMENTO EANÁLISE DAS ATIVIDADES
 OBSERVADAS ....................................................................................................... 9
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 13

REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 15

ANEXOS................................................................................................................. 17




INTRODUÇÃO


O presente trabalho teve como objetivo aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo alunos e o local de estágio.
O estágio supervisionado em educaçãoinfantil foi realizado em uma instituição privada situada no bairro do Cabula em Salvador que atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, uma instituição dividida em três prédios anexos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, possuindo aproximadamente cinquenta salas de aula, piscinas, ginásio de esportes, quadras, e outros. A turma ao qual observei foi a do Grupo cinco, com alunosde faixa etária de cinco e seis anos, considerado sujeitos ativos que constroem seus conhecimentos por meio das interações e que podem ser agentes de transformação social.
Sempre com o intuito de aprender mais, dediquei-me nas atividades de observação da rotina escolar, participando e colaborando em atividades da prática diária, que é de grande importância, para que possamos ter consciência darealidade dos alunos e professores das escolas, foi observando que adquiri um pouco de experiência, porque quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática.
A instituição conta com uma completa infra-estrutura no atendimento a alunos desde a Educação Infantil até o ensino Médio, atuando com uma prática pedagógica entendida como uma prática de vida, de todos e com todos,na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.





CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA


Foi o Centro Educacional Vitória-Régia escola que me acolheu parao estágio obrigatório da disciplina Prática de ensino e Estágio supervisionado em Docência de Educação Infantil, uma instituição relativamente grande que recebe quase dois mil alunos com faixa de idade a partir de dois anos, iniciando no Grupo dois da educação infantil e adolescentes no ensino médio, e oferecendo ainda atividades extras como judô, capoeira, balé e natação. Realizando seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!