Prática de ensino observação e projeto

Páginas: 7 (1610 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
SUMÁRIO







1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 6
3. RESULTADOS ESPERADOS 8
4. CONCLUSÃO 8
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA ESTADUAL NORMAL JOSÉ BONIFÁCIO E A ESCOLA MUNICIPAL DE BELAS ARTES OSVALDO ENGEL


1. INTRODUÇÃO

Pode-se dizer que o processo de aprendizagem ocorre desde o nascimento e continua ao longo da vida. Ocorre em diferentescontextos: na família inicialmente, com os pai; na escola; em espaços formais e informais. Sendo assim, a educação escolar precisa ser repensada, de modo a considerar as crianças e os adolescentes sujeitos inteiros, considerando suas vivências e aprendizagens. Segundo John Dewey (autor americano 1959), existem dois tipos de educação: formal e casual. Na primeira, o ensino direto ou escolar, é responsávelpela transmissão de todos os recursos necessários à continuidade da sociedade. Já a educação casual é adquirida pelo homem no meio em que vive, por suas experiências, tornando-o apto ao convívio social. Os indivíduos adquirem aptidões técnicas, artísticas, científicas e morais por meio do ensino. Ainda de acordo com o autor, é necessário dosar entre educação formal e casual (não formal),constituir homens que sejam dotados de aptidões adquiridas por educação específica e conservem a essência do saber adquirido pela formação de seu caráter.
O presente projeto propõe-se a promover a integração de um ambiente escolar com um não escolar. Visto que buscamos aqui uma possível base teórica para a elaboração de uma proposta de educação fundamental que possa corresponder às novas necessidades eproblemas que hoje apresentam as escolas públicas brasileiras, este projeto mostra-se de grande importância para a rede estadual e municipal de ensino. O plano aqui apresentado tem como objetivo geral a consolidação da educação integral nas instituições educacionais de ensino fundamental na cidade de Erechim. Por objetivo específico, esta proposta intenciona promover o crescimento e desenvolvimentosociocultural dos alunos da Escola Estadual Normal José Bonifácio, preenchendo seu tempo ocioso com atividades extracurriculares, em parceria com a Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel. Posteriormente, em caso de resultados positivos – como já vem ocorrendo com as escolas da rede municipal através do PROETI (Projeto de Educação em Tempo Integral) –, este seria ampliado para demaisescolas estaduais do município.
Localizada no número 243 da Rua Nelson Ehlers, no Centro de Erechim ([201?], RIO GRANDE DO SUL), a Escola Estadual Normal José Bonifácio completou 90 anos em 2011, sendo um dos educandários mais antigos do município de Erechim. Originou-se em 1921, quando foi criada a primeira Aula Pública Estadual de Boa Vista do Erechim, situada na Avenida Uruguai, ao lado da Catedral.Em 1928, transformou-se em Grupo Escolar. Em 02 de outubro de 1952 foi criado Curso de Formação de Professores Primários. O antigo Grupo Escolar mudou de nome e tornou-se Escola Normal José Bonifácio. Em 2000 a Escola passou a designar-se Escola Estadual Normal José Bonifácio. Desde a sua criação até os dias atuais, a escola sempre teve como metas prioritárias a formação integral dos alunos. Em2011, a escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Normal (ESCOLA ESTADUAL NORMAL JOSÉ BONIFÁCIO, 2011), atendendo a 1543 estudantes (ERECHIM, 2011).
Criada através da Lei Municipal em 12 de setembro de 1961 pelo Prefeito José Mandelli Filho, a Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel instalou-se em 1960 na Rua Itália, nº 102, Bairro Centro, no município deErechim, Rio Grande do Sul. Em 1972 a municipalidade, nesta mesma administração, propõe a denominação da Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel em homenagem ao músico erechinense (2010, ERECHIM). Seu corpo docente conta com 26 professores e cinco funcionários para atender a área administrativa (2012, DIAS, F. B.).
A Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel oferece à população de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRATICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
  • pratica de ensino : observação e projeto
  • Prática de Ensino: Observaçao e Projeto
  • Prática de Ensino: Observação e Projeto
  • pratica de ensino: observação e projeto
  • Prática de Ensino: Observaçao e Projeto
  • Pratica de ensino/; observação e projeto
  • PRÁTICA DE ENSINO OBSERVAÇÃO E PROJETOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!