Prática da enfermagem

Páginas: 6 (1442 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
A PRÁTICA DA ENFERMAGEM

A investigação sistemática sobre a assistência de enfermagem no Brasil, tem evidenciado que em muitas áreas, os rituais, tradições e o conhecimento comum ainda prevalecem como embasamento para a prática apesar dos avanços obtidos na melhoria da formação profissional. Apesar do aumento no número de cursos de pós-graduação nos últimos anos, do número de enfermeirospesquisadores e de artigos publicados, em muitas áreas, a assistência clínica parece não ter sido beneficiada dos conhecimentos produzidos.
O processo de implementação dos resultados da pesquisa envolve a produção de conhecimento, sua disseminação e utilização de forma a mudar a situação clínica. Na literatura internacional de enfermagem, diferentes modelos tem sido apresentados desde a década de 70,para facilitar a utilização dos resultados de pesquisa na prática.
O projeto CURN (Conduct and Utilization of Research in Nursing), um dos primeiros modelos desenvolvido por um grupo de enfermeiras da Associação de Enfermeiras de Michigan, destacou que a utilização da pesquisa na prática é um processo organizacional e que é necessário um ambiente institucional que estimule e dê suporte aosesforços dos profissionais para a observação de mudanças (CRANE, 1995).
O modelo proposto por STETLER defende que o processo de utilização dos resultados de pesquisa na prática deve ser visto tanto como um processo organizacional como individual sendo imperativo desenvolver nos enfermeiros o conhecimento, as habilidades e os valores considerados essenciais para que tenham pensamento crítico e reflexivopara direcionarem a sua prática (CRANE, 1995).
No final da década de 80, a questão da avaliação da qualidade do cuidado prestado e a contenção dos gastos em saúde nos Estados Unidos impulsionaram as instituições, apoiadas pelo governo, a estudarem os resultados da assistência e o desenvolvimento de indicadores de qualidade e programas de melhoria de qualidade. O modelo da Universidade de IOWA foidesenvolvido neste contexto, visando infundir os resultados da pesquisa na prática e melhorar a qualidade do cuidado em aspectos identificados como problemáticos nas situações clínicas (TITLER et al., 1994).
Nos últimos anos, observamos que, nos eventos científicos e nas publicações internacionais na área de enfermagem, o conceito de "prática baseada em evidência (PBE)" tem recebido atenção depesquisadores, educadores e enfermeiros assistenciais.
STETLER et al. (1998), definem a prática baseada em evidências como uma abordagem para a enfermagem que utiliza os resultados de pesquisa, o consenso entre especialistas conhecidos e a experiência clínica confirmada como bases para a prática clínica ao invés de experiências isoladas e não sistemáticas, rituais e opiniões sem fundamentação.Para MADIGAN (1998), o conceito de PBE surgiu no Canadá na área da medicina, como uma abordagem para resolução de problemas no ensino clínico e logo após foi incorporada pelo Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido. Nos Estados Unidos, o conceito foi utilizado por agências governamentais para criar diretrizes e nortear políticas de assistência em diversas áreas, para fornecer direcionamento aosprofissionais sobre uma variedade de condições cronicas e agudas prevalentes no país.
A revolução da informática com o desenvolvimento da "World Wide Web" permitiu a constituição de Centros de Disseminação de Evidências em diferentes países nas últimas décadas, visando a globalização do conhecimento com diminuição das diferenças observadas na assistência. O projeto "Cochrane Library" envolvepesquisadores do mundo todo inclusive do Brasil (MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS, 1999) e disponibiliza através da Internet, revisões da literatura para fundamentação da prática clínica. O "Centre for Evidence Based Nursing" da Universidade de York no Reino Unido é responsável pelas revisões sistemáticas em diversas áreas da enfermagem como parte da "Cochrane Library" (UNIVERSITY OF YORK, 1999)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Práticas de enfermagem
  • enfermagem pratica
  • Práticas de enfermagem
  • ENFERMAGEM PRATICA
  • Praticas da enfermagem com base na comunidade
  • praticas complementares de enfermagem
  • Historia da enfermagem-as praticas de saude
  • Relações interpessoais na pratica de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!