PQIO

867 palavras 4 páginas
1.Um filtro é um instrumento destinado à filtração, ou seja, retenção de partículas maiores em uma superfície porosa por ação de obstrução, na qual o corpo sólido é retido e a fase líquida flui através do filtro. Os filtros podem ser domésticos, os quais se tratam de uma vela de porcelana porosa, ou outro formato de estrutura de mesmo material, o qual se destina à retenção de partículas sedimentares da água para o consumo humano. Assim, as partículas poluentes, de maior diâmetro, são retidas nos poros, separando-se da água líquida.
Laboratorialmente, os filtros baseiam-se em papel de filtro ou papel sem goma. São utilizados no fracionamento de misturas heterogêneas constituídas de um sólido e um líquido. O processo pode ser realizado sob pressão ambiente, chamada de filtração gravitacional ou filtração comum, ou sob a utilização de vácuo no recipiente que se pretende recolher o filtrado, a filtração a vácuo, desta forma acelerando o processo. Para isso, conecta-se uma bomba de vácuo ou uma trompa d’água ao sistema. Existem também alguns filtros de sílica porosa, de uso frequente no laboratório de química.
2. Filtração
3. Classificação de filtros
4. A filtração industrial difere da filtração de laboratório:  somente no volume de material operado  e na necessidade de ser efetuada a baixo custo.
5.  A escolha do equipamento filtrante depende em grande parte da economia do processo, mas as vantagens econômicas serão variáveis de acordo com: a) viscosidade do fluido; b) tamanho e forma das partículas; c) concentração da suspensão; d) quantidade de material que deve ser operado; e) grau da separação que se deseja efetuar; f) custo da mão-de-obra e da energia.
6. Tipos de Filtros Comerciais
7. Meios filtrantes granulados  Os filtros industriais mais simples são os de meio filtrante granulado, constituídos por uma ou mais de uma camada de sólidos particulados, suportados por um leito de cascalho sobre uma grade, através do qual o material a ser filtrado flui por

Relacionados

  • Artigo Análise Demonstrações Financeiras
    17633 palavras | 71 páginas
  • TABELA SQL ECOMMERCE
    28312 palavras | 114 páginas
  • impermeabilização - laje de cobertura
    91449 palavras | 366 páginas