Ppt0000001

606 palavras 3 páginas
ACIDENTE DO TRABALHO EM
PROFISSIONAIS DE
HIGIENIZAÇÃO.

DEFINIÇÃO DE ACIDENTE DO
TRABALHO


Conforme dispõe o art.19 da lei n°8.213/91, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso Vll do art.11desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade do trabalho.

TIPOS DE EPIS
Proteção da cabeça: Capuz ou touca:  peça integrante de jalecos ou macacões, podendo ser em tecido de algodão tratado para tornar-se hidro repelente ou em não tecido. Substitui o boné árabe na proteção do couro cabeludo e pescoço.


Viseira facial:
 protege os olhos e o rosto contra respingos durante o manuseio e a aplicação. A viseira deve ter a maior transparência possível e não distorcer as imagens. Deve ser revestida com viés para evitar corte. A viseira deve proporcionar conforto ao usuário e permitir o uso simultâneo do respirador, quando for necessário.
 Quando não houver a presença ou emissão de vapores, névoas ou partículas no ar, o uso da viseira com o boné árabe pode dispensar o uso do respirador, aumentando o conforto do trabalhador.


Respiradores:
Geralmente chamados de máscaras, os respiradores têm o objetivo de evitar a inalação de vapores orgânicos, névoas ou finas partículas tóxicas através das vias respiratórias.
Os respiradores mais utilizados nas aplicações de produtos fitossanitários são os que possuem filtros P2 ou P3.


Jaleco e calça hidro repelentes: São confeccionados em tecido de algodão tratado para se tornarem hidro repelentes.  São apropriados para proteger o corpo dos respingos do produto formulado, acentuadas ou jatos dirigidos.


Botas:
 Impermeáveis, devem ser calçadas sobre meias de algodão de cano longo, para evitar atrito com os pés, tornozelos e canelas.
 As bocas da calça do EPI sempre devem estar para fora do cano das botas, a fim de impedir o

Relacionados