PPR - PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2015
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL











PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA















2014

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL








PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA


Programa de Proteção Respiratória para a disciplina de Higiene Ocupacional apresentado ao Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Serviço Nacional deAprendizagem Industrial.

Prof. Narnyo Gardinalle













2014
APRESENTAÇÃO
O Programa de Proteção Respiratória (PPR), tendo como administradora deste Thamiris Rodrigues de Santana, é um programa que reúne medidas práticas e administrativas destinado, de forma obrigatória, a todas as empresas onde é necessário o uso de respiradores pelos funcionários em circunstância dos mesmosestarem expostos, no âmbito de trabalho, a materiais em suspensão (aerodispersóides) e sendo estes demasiadamente prejudiciais à saúde.
No PPR se faz necessárias recomendações de como e de qual Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) utilizar, pois o programa referido tem por escopo comedir doenças ocupacionais que possam vir a serem provocadas com a inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças,gases e vapores.
A poeira é formada quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado. Quanto menor a partícula, mais tempo ficará suspensa no ar, permitindo que seja inalada. Exemplos: sílica, amianto, cereais, chumbo, madeira, minérios.
As névoas são originadas quando líquidos são atomizados, pulverizados ou remexidos. Exemplos: pinturas em spray.
O fumo se dá através de pequenaspartículas formadas com o aquecimento de plástico ou metal. Exemplos: solda, fusão de metais.
Os gases são substâncias que não são líquidas ou sólidas, nas condições normais de temperatura e pressão. Exemplo: oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio.
Os vapores são originados através da evaporação de líquidos ou sólidos. Exemplo: gasolina, solvente de tintas.











METODOLOGIA
Foiempregado, para consumação deste programa, entrevista direcionada ao funcionário quanto suas funções.
Utilizou-se também, em nível de informação, pois o mesmo exigiria uma avaliação quantitativa, a Norma Regulamentadora 15, anexo 11, cujo qual trata exclusivamente de agentes químicos e seus limites de tolerância.
Outro recurso fundamental foi o Programa de Proteção Respiratória (PPR) daFUNDACENTRO e o Guia de Seleção de Respiradores da empresa 3M, além do auxílio da Instrução Normativa SSST/MTB Nº 1, de 11 de abril de 1994 contribuindo assim para um embasamento e engrandecimento de informações.
























DESENVOLVIMENTO
A empresa inspecionada foi uma metalúrgica, situada na cidade de Feira de Santana-BA. O funcionário da mesma relatou trabalharno ramo há mais de 15 anos, sendo sua atual jornada de trabalho oito horas diárias. Sua principal atividade é soldar estruturas metálicas tendo como principal ferramenta para executar suas funções o eletrodo revestido.
Durante a visita foi possível constatar o demasiado interesse do soldador em sempre utilizar o EPR para prevenir doenças ocupacionais consequentes dos fumos metálicos originados aoexercer sua atividade durante todo o tempo em que ele encontra-se exposto, entretanto, o colaborador alega nunca ter sido treinado e por isso desconhece exatamente quais são os riscos e como utilizar o Equipamento de Proteção Respiratória de forma correta.
Dentre o elemento perigoso existente na composição química de um dos metais utilizados que é emitido durante a soldagem há o manganês, ondeestudos têm demonstrado que a exposição a altos níveis de fumaças de solda de manganês, por apenas alguns meses, causa doenças graves, e que muitas vezes levam à morte. Dentre as principais patologias relacionadas a esse metal pesado encontra-se também a psicose e sintomas neurológicos como perda da expressão facial, ausência do ato de piscar, gagueira e insônia, assim como dificuldade para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ppr programa de proteçao respiratoria
  • Ppr programa de proteção respiratória
  • PPR
  • Programa de proteção respiratória
  • Ppr
  • PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA PPR SIMPLES
  • AVALIAÇÃO DO PPR(PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA)
  • PPR PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA p apresentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!