PPP

Páginas: 6 (1430 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015

INTRODUÇÃO

Projetos que funcionam são aqueles que correspondem a um projeto de vida profissional dos que são envolvidos em suas ações e que, por isso mesmo, já no seu processo de elaboração, canalizam energia e estabelecem orientação de propósitos para a promoção de uma melhoria vislumbrada. Há de se ressaltar, ainda, que problemas e soluções envolvem pessoas, passam pelas pessoas e são delasdecorrentes. (LUCK, 1998, p. 58)


























A IMPORTÂNCIA DO PROPJETO POLITICO PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR

Na visão de VEIGA (2001, p. 157) exalta na seguinte expressão: “... ao se constituir como processo, o projeto político pedagógico reforça o trabalho integrado e organizado pela equipe escolar, enaltecendo a sua função primordial de coordenar a ação educativada escola para que ela atinja o seu objetivo político pedagógico”.
Então por que toda escola necessita de um Projeto Político Pedagógico?
Analisemos primeiramente os argumentos de ordem legal. O Projeto político pedagógico teve inicio nos anos 90, caracterizando a descentralização da educação. A Constituição Federal de 1988 expressou fundamentos de “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar edivulgar o pensamento, a arte e o saber”; “ pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas” e “coexistência de instituições publicas e privadas de ensino”; “gestão democrática do ensino publico, na forma da Lei”.
Cinco anos se passaram e o plano Decenal de Educação instituiu a autonomia organizada pedagógica as escolas, propiciando inovações e sua integração no contexto local.
A Lei de Diretrizese Bases para a Educação Nacional nº 9394/96 incorporou definitivamente o projeto político pedagógico:
Art.12 – os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema, terão a incumbência de:
I – Elaborar e executar a sua proposta pedagógica.
(...)
IV – velar pelo cumprimento do Plano de trabalho de cada docente.
Art. 13 – os docentes incumbir-se-ão de:
I – Participar daelaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Art. 14 – Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino publico na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

Dessa forma essa autonomia, essa faculdade de governar por simesmo, implica em competência na construção de normas próprias da escola, e estas devem estar registradas no projeto pedagógico, que é o projeto maior que da característica e identidade a escola.


Assim o profissional deve refletir sobre sua própria prática de forma sistemática e objetiva, orientado por um suporte teórico-metodológico, envolvendo saberes, técnicas, metodologias e estratégiasinterativas, para que ocorra a aprendizagem.
No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu = lançado. É particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para frente.  É um plano, intento, desígnio. Empreendimento. Plano geral de edificação.
Analisando com mais minúcia a etimologia do termo Projeto Político Pedagógico, será mais fácil familiarizar-se com o que ele diz emsuas entrelinhas:
PROJETO = vem do latim PROJICERE que significa lançar para frente;
POLÍTICA = refere-se à ciência ou arte de governar; orientação administrativa de um governo; princípios diretores da ação; conjunto dos princípios e dos objetivos que servem de guia a tomadas de decisão e que fornecem a base da planificação de atividades em determinado domínio; modo de se haver em qualquer assuntoparticular para se obter o que se deseja; estratégia; táctica; (Do grego politiké, «a arte de governar a cidade»).
PEDAGÓGICO = relativo ou conforme à pedagogia; que é teoria da arte, filosofia ou ciência da educação, com vista à definição dos seus fins e dos meios capazes de os realizar.
Mas não basta apenas regulamentar, é preciso ter intenção, disposição para aplicar por parte de todos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PPPS
  • PPP
  • PPP
  • ppp
  • ppp
  • o que é ppp
  • ppp
  • PPP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!