Ppp - relação escola - comunidade

Páginas: 15 (3556 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
GISELLE FERNANDA ANTONIO DO ROSÁRIO – RU: 638033 - TURMA: 01/2011

RELATÓRIO DE PESQUISA PROFISSIONAL – RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

PIRACICABA
2011

INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem como objetivo apresentar as opiniões de alguns pedagogos referente ao tema ``Relação Escola e Comunidade’’, onde eles responderam um questionário sugestivo daInstituição de Ensino Superior Facinter.
Com base em seus estudos concluídos, sejam eles a pedagogia quanto o magistério, eles apresentaram as informações conforme são vivenciadas em sala de aula, relacionando-se também com a comunidade.
As informações obtidas através desse questionário, foram introduzidas no desenvolvimento deste trabalho, como uma forma de compreensão para os futuros pedagogos sobrecomo se relacionar e conciliar a escola e a comunidade, para que futuramente possam ter um amplo conhecimento de como agir em determinadas situações do cotidiano, sabendo enfrentar as dificuldades da comunidade com o relacionamento escolar. Entretanto, apresentaremos também como a comunidade pode participar da gestão democrática da escola, relacionando os familiares dos alunos mostrando-lhes opapel nessa articulação.
Podendo compreender o que realmente é uma unidade escolar na visão desses pedagogos, relatando quem faz parte dessa comunidade escolar e por fim, quais são o eixo principal na relação escola e comunidade, e por qual razão chegaram a todas essas conclusões sobre a relação escola e comunidade.
Espera-se que esse relatório de Pesquisa seja essencial no processo de aprendizagemde futuros pedagogos, podendo despertar o interesse de pesquisar mais sobre sua modalidade de ensino. Tendo como uma metodologia de pesquisa, o presente questionário foi desenvolvido com algumas pedagogas da EM Geraldo Bernardino, localizada no bairro Monte Rey da cidade de Piracicaba/SP. Onde não serão citados nomes mantendo-os em sigilo conforme combinado diante dos pedagogos momento antes deiniciar a entrevista. Com base nos livros didáticos utilizados durante as aulas, estarei também respondendo algumas atividades aplicada práticas, para que também seja um complemento a mais no processo de aprendizagem dos futuros pedagogos, que poderão ter como um exemplo esse portfólio da Disciplina de Fundamentos da Educação.

DESENVOLVIMENTO
A psicologia sócio-histórica traz em seu bojo aconcepção de que todo Homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos socialmente dependentes dos outros e entramos em um processo histórico que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e, de outro lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mesmo mundo. O ponto de partida desta nossa reflexãoencontra-se no grande valor que a teoria vygotskyana dá ao processo de interação e, em nosso caso específico, como educadores, às intervenções pedagógicas e ao ensino na construção do conhecimento. Quando nos referimos ao valor das interações em sala de aula, é importante pensarmos que este referencial não compactua com a idéia de classes socialmente homogêneas, onde uma determinada classe socialorganiza o sistema educacional de forma a reproduzir seu domínio social e sua visão de mundo. Também não aceitamos a idéia de sala de aula arrumada, onde todos devem ouvir uma só pessoa transmitindo informações que são acumuladas nos cadernos dos alunos de forma a reproduzir em determinado saber eleito como importante e fundamental para a vida de todos.
Quando imaginamos uma sala de aula em umprocesso interativo, estamos acreditando que todos terão possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e nas negociações, chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber parte de um processo dinâmico de construção.
Com base no questionário perguntou-se a uma pedagoga do ensino fundamental que neste ano está atuando em uma classe de reforço e obteve-se as seguintes respostas.
• Para você qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ppp-relação escola e comunidade
  • Ppp escola comunidade
  • Ppp escola e comunidade
  • relação escola x comunidade
  • Relação escola e comunidade
  • Relação entre a escola e a comunidade?
  • Relação escola e comunidade
  • Relação escola e comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!