PPP - PROJETO PEDAGÓGICO POLÍTICO

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 30 de abril de 2015
INTRODUÇÃO
O Projeto Político Pedagógico na escola é de suma consideração porque é nele que estão os objetivos que desejamos alcançar, as metas a cumprir e os desafios a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico, o PPP. O Objetivo Geral desse trabalho é refletir sobre o PPP, suas contribuiçõesnas áreas de conhecimento estudadas na formação do professor em área específica de futura atuação. Os Objetivos específicos do texto são: o que é PPP, para que serve o PPP na escola, quem elabora o PPP, qual a participação do professor no PPP, por que é importante o professor conhecer o PPP e por que é relevante discutir a escola e o PPP nas Licenciaturas.
Segundo Ferreira (1975, p.144) “nosentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio, Empresa, empreendimento. Redação provisória de lei. Plano geral de edificação”. Por isso que a definição de PPP deve englobar todo esse significado de palavras citadas acima no sentido de somar dentro da Unidade Escolar.
O Projeto PolíticoPedagógico serve na escola para reunir propostas de ações concretas e executadas durante certo tempo, têm a função de formar cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individualmente e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. Ele tem a finalidade de organizar as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Aelaboração do PPP na escola deve ser feita por todos sem distinção, dentre eles: Gestor (diretor), corpo docente, representantes dos discentes, comunidade escolar, pais, funcionários administrativos de toda a Unidade Escolar. Enfim deve ser um documento que expresse a vontade de todos em ver a escola crescer em quantidade e qualidade. Com o Conselho Escolar deve ser implantado na Escola.

2DESENVOLVIMENTO
Para os professores é de suma importância participar, conhecer e dominar o PPP da escola em que trabalham, pois é dessa forma que o professor pode favorecer esta construção adotando, na sua prática pedagógica, a postura interacionista, que lhe convida a assumir a função de agilizar e mediar o conhecimento. Nesta perspectiva os professores devem elaborar atividades que sejamrelacionadas com situações do dia a dia dos alunos, buscando priorizar as competências que o mesmo já têm e qual ele deve construir. Conhecendo o PPP o professor vai poder planejar.
O professor atual deve ser mediador reflexivo ,tem uma função crítica na escola e na sociedade. Hoje o conceito de professor mudou muito, ele já é visto sob um prisma diferente. Segundo Pimenta, S. G. e Ghedin, E. (2002) ”évisto como educador não mais aquele que detém a informação, mas o elemento capaz, que auxilia o aluno na construção do conhecimento”.
O educador é o professor reflexivo, aquele que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa-se com a própria formação de forma contínua, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimentos que os habilitem a ser autônomos e críticos. Comisso sua responsabilidade se torna maior, pois as grandes facilidades oferecidas pela tecnologia nos apresentam alunos detentores de informações atualizadas, o que nem sempre é possível ao professor, pois suas atribuições muitas vezes o impossibilitam de acessar os canais de informação disponíveis. Para Veiga (2003,p.35) dessa forma “é muito relevante se discutir e estudar as relações entre escola,PPP e Licenciatura”, porque é nesse momento de formação que o acadêmico cria senso critíco e reflexivo.
Segundo Gandotti (2000, p.23) o Projeto Político Pedagógico “torna-se a expressão da intencionalidade do conjunto da comunidade escolar a respeito da sociedade idealizada”. Nessa, deve se privilegiar uma formação que não reproduza as condições históricas de dominação e alienação. A Proposta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PPP (PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
  • PPP (Projeto Político Pedagógico)
  • Projeto político pedagógico ppp
  • PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP)
  • PPP PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
  • PPP – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
  • PPP
  • PPP Projeto Político Pedagógico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!