PPP-Porjeto Politíco Pedagpgíco

1646 palavras 7 páginas
Para entendermos do que se trata o projeto político pedagógico nos cruzamentos discursivos temos que entender o seu significado antes de tudo e sua finalidade.
Então projeto político pedagógico o PPP é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola e como ele faz isso? Porque é através dele que a democracia ou melhor deveria existir democracia porque é através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas( principalmente) são assumidas para termos nossos objetivos alcançados.
Segunda a revista Nova Escola ele é projeto: Porque reúne proposta de ação concreta a executar durante um determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes responsáveis e críticos que atuarão individual e coletivamente na sociedade modificando os rumos que ela vai seguir.
E por fim é pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem,
E na revista Nova Escola ele ainda complementa que ao juntar essas três dimensões ,o PPP ganha a força de um guia aquele que indica a força a seguir não só dos professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota flexível o bastante para se adaptar ás necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso os especialistas dizem que o PPP precisa ter os seguintes tópicos:
1. Missão
2. Clientela
3. Dados sobre a aprendizagem
4. Relação as famílias
5. Recursos
6. Diretrizes pedagógicas
7. Plano de ação
Esses são os setes tópicos para termos um PPP de sucesso então agora podemos entrar na parte dos cruzamentos discursivos que é onde devemos chegar nesse trabalho.
A possibilidade de mudança através de políticas e normas caracteriza a nossa prática social e nas nossas escolas na nossa atualidade existem os programas/projetos com prazos fixados para executa-los

Relacionados