PPO paperl

5098 palavras 21 páginas
1

O Papel do Escritório Contábil
Consultoria versus Serviços Tradicionais
Estudo de caso em Empresas de Vargem Grande Paulista
Elisangela Ap. Camargo Brandão 1
Natasha Young Buesa 2

Resumo
A profissão contábil, uma das mais antigas e importantes, vem sobrevivendo a mudanças constantes no mundo do trabalho e dos negócios.
Diante de todas essas alterações é preciso reinventar a profissão, buscando alternativas para não perder cliente no mercado. A finalidade deste artigo é, identificar se os escritórios contábeis, além dos serviços tradicionais também prestam serviços de consultoria aos seus clientes tendo como objetivo específico, verificar se os empresários trocariam o escritório que presta serviços tradicionais por outro que além desses serviços presta consultoria também.
Realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo por meio de aplicação de questionário, entregue pessoalmente aos respondentes. Os resultados apontam que o contador já está colocando mais serviços à disposição do cliente e ele está muito satisfeito com os serviços prestados, não precisando trocar de prestador de serviço.
Palavras-chave: Prestação de Serviço Contábil, Escritórios de Contabilidade, Consultoria, Suporte
Empresarial, Tomada de Decisão.

INTRODUÇÃO
Neste trabalho acadêmico propõe-se a realização de um estudo sobre as contribuições do serviço de consultoria no ambiente dos escritórios contábeis, e terá como foco a pesquisa de campo, empresas ME (Micro Empresa) e EPP (Empresa de
Pequeno Porte) de Vargem Grande Paulista.
Como estudante de Ciências Contábeis é muito importante me aprofundar em
1

Bacharel em Ciências Contábeis pela FAC São Roque, 2012.

2

Pós-graduada em Controladoria pela Associação Educacional Nove de Julho (Uninove) e graduada em
Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Autora do livro Usted! Curso de Espanhol para Brasileiros, professora de castelhano e língua portuguesa e professora de Ensino Superior.
Revista Eletrônica

Relacionados