pplano diretor

1611 palavras 7 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Amanda Afonso
Hellen Nayara Silva Oliveira
João Gabriel B. F. Wietzikoski
Nayrielle Ferreira Dias
Nicolas Hoannys Silva Oliveira
Wilsom Bernardo Neto
Levantamento Setor Marista
Goiânia
2014
Amanda Afonso
Hellen Nayara Silva Oliveira
João Gabriel B. F. Wietzikoski
Nayrielle Ferreira Dias
Nicolas Hoannys Silva Oliveira
Wilsom Bernardo Neto
Levantamento Setor Marista
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Planejamento Urbano, como parte da avaliação referente ao segundo semestre de 2014.
Professor(a): Antônio Henrique Capuzzo Goiânia
2014
Introdução
Uso do solo é o conjunto das atividades --processos individuais de produção e reprodução-- de uma sociedade por sobre umaaglomeração urbana assentados sobre localizaçõesindividualizadas, combinadas com seus padrões ou tipos de assentamento, do ponto de vista da regulação espacial. Pode se dizer que o uso do solo é o rebatimento da reprodução social no plano do espaço urbano.
O uso do solo é uma combinação de um tipo de uso (atividade) e de um tipo de assentamento (edificação).
O uso do solo assim admite uma variedade tão grande quanto as atividades da própria sociedade. Se categorias de uso do solo são criadas, é principalmente com a finalidade de classificação das atividades e tipos de assentamento para efeito de sua regulação e controle através de leis de zoneamento, ou leis de uso do solo.
A regulação do uso do solo é uma instância da produção do espaço na dialética do Estado e do mercado. As localizações resultantes da produção do espaço são colocados no mercado para seu uso ser definido através da competição entre as atividades individuais --da qual resulta o preço das localizações-- sujeita à regulação do Estado por instrumentos deplanejamento entre os quais as leis do uso do solo.
As leis de uso do solo são essencialmente empíricas e variam segundo a sociedade e o estágio de desenvolvimento, e visam evitar os piores efeitos da

Relacionados

  • Processos
    8990 palavras | 36 páginas
  • Coaching
    9559 palavras | 39 páginas
  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas