PPEV Trabalho 1

2141 palavras 9 páginas
LEVANTAMENTO PRELIMINAR BIBLIOGRÁFICO

O tema que pretendo desenvolver em meu trabalho é uma pesquisa de campo em uma escola de Ensino Médio para levantar se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são utilizadas e como estão sendo utilizadas.
Também se pretende abordar diferentes processos de ensino-aprendizagem através das Tecnologias Comunicacionais Digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, analisando o ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pela instituição, o Clickideia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. MORAES, U. C. (org). Tecnologia Educacional e aprendizagem: O uso dos recursos digitais. São Paulo: LivroPronto, 2008.
Prof. Dr. em Engenharia da Computação, Especialista em Análise de Sistemas, Didática do Ensino Superior e Informática Aplicada à Educação (Mackenzie). Atualmente é pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor Adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Sistemas de Informação com ênfase em Programação de Computadores e no uso da Informática como estratégia no processo de Ensino/Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação e linguagens de programação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Informática Aplicada à Educação, Tecnologia Educacional, Ensino online e Análise de Sistemas. Pesquisa o uso das TICs no processo Ensino-aprendizagem tanto no Ensino Superior (UPM) como no Ensino Fundamental.
O livro traz diversas formas de apropriação dos recursos digitais como ferramenta de ensino-aprendizagem. Uma coletânea de artigos apresentados por educadores que atuam na área de Informática e compartilham suas experiências no uso das TICs.

2. MORAN, J.M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2008. 3ª ed.
Professor aposentado de Novas Tecnologias na USP, graduado em Filosofia (SP), Comunicação (Buenos Aires) e Mestrado e Doutorado em Comunicação na USP. Espanhol, naturalizado brasileiro, trabalha com projetos de

Relacionados

  • Sombrancelhas que entram para a história
    18492 palavras | 74 páginas
  • Trabalho
    29132 palavras | 117 páginas
  • Fraldas Capricho
    74924 palavras | 300 páginas
  • Matriz Energética
    122155 palavras | 489 páginas