PPB3

627 palavras 3 páginas
Conceito de Bipolaridade:

“Os transtornos bipolares caracterizam-se por seu caráter fásico, episódico, semelhante aos de outros transtornos mentais e neurológicos”. (Post. Silberstein, 1994).

Personagem: Pat Solitano Jr.
Filme: O Lado Bom da Vida

Tratamento: O tratamento indicado para pacientes bipolares I, é a Psicoterapia em conjunção com drogas antimaníacas, tem-se como um dos exemplos farmacológicos o Lítio, que é eficaz em 80% dos pacientes com esse tipo de transtorno.
Segundo o DSM-IV, a psicoterapia só não é indicada quando o paciente está em meio a um quadro maníaco, nesses casos, as medidas farmacológicas devem ser tomadas para acalmar o paciente, e só então o processo terapêutico é indicado novamente.
Nesse contexto, as psicoterapias preferenciais são:
•Terapia Cognitivo-comportamental: Vários estudos evidenciam a eficácia dessa técnica no tratamento de pacientes com transtorno bipolar, seus objetivos nesse tipo de transtorno são: 1) educar pacientes e familiares sobre o transtorno bipolar, seu tratamento e suas dificuldades associadas à doença; 2) ensinar métodos para monitorar a ocorrência, a gravidade e o curso dos sintomas; 3) facilitar a aceitação e a cooperação no tratamento; 4) oferecer técnicas não-farmacológicas para lidar com sintomas e problemas; 5) ajudar o paciente a enfrentar fatores estressantes que estejam interferindo no tratamento; 6) estimular a aceitação da doença; 7) aumentar o efeito protetor da família e 8) diminuir o trauma e o estigma associado à doença.

•Terapia de Grupo que através de troca de experiências e de estratégias individuais entre os membros do grupo e orientações do terapeuta sobre a doença, “visa melhorar a adesão ao tratamento, uma vez que a evasão aos tratamentos é comum, em sua maioria por conta dos efeitos colaterais dos remédios e a autoestima do paciente que fica fragilizada por conta da oscilação do humor nos estágios de depressão” (Colom et al., 2003)

•Terapia Familiar que é muito

Relacionados

  • Relat Rio PPB3 Completo
    2383 palavras | 10 páginas