PP4 MKT

778 palavras 4 páginas
Nome: Bárbara Roberta RA:101140735 3ºsem Economia – Noturno
Marketing III

PP4: Ciclo de Vida do Produto (módulo E)

O empresário Amancio Ortega, um espanhol de 76 anos é criador e controlador da Inditex, empresa dona da Zara, a maior varejista de roupas do mundo em vendas. Com uma fortuna avaliada em 57,4 bilhões de dólares.
De 2003 a 2012, o faturamento global da Zara saiu de 5,7 bilhões de dólares para cerca de 22 bilhões. O número de países com lojas da marca subiu de 48 para mais de 80. A Zara não parou de crescer mesmo depois de a Espanha ter caído num poço aparentemente sem fundo. Conforme o mercado espanhol foi dando mostras de fadiga de material, a empresa foi vender suas roupas mundo afora. O mercado espanhol, que respondia por quase metade das vendas mundiais em 2003, hoje tem uma fatia de 25%.
O bom momento da empresa e seu descolamento da crise espanhola são o coroamento de uma estratégia de Ortega que se tornou tema obrigatório nas melhores escolas de negócios do mundo. O empresário galego é o ícone do conceito de fast fashion, que consiste em levar as tendências de moda rapidamente e a um preço acessível às prateleiras das lojas. A Zara leva apenas quinze dias para colocar uma nova coleção na prateleira. Cada gerente de loja tem autonomia para descobrir o que faz sucesso e pedir as cores, os tamanhos e os modelos que mais vendem. Essa estratégia acaba dando certo porque as roupas são feitas perto dos mercados onde são vendidas.
Como a Europa responde por 70% das vendas, a empresa decidiu manter cerca de metade da produção na Espanha, em Portugal e no Marrocos. O modelo de Ortega se opõe ao de grandes rivais da Zara, como a H&M. A varejista sueca concentra cerca de 75% de sua produção na Ásia. Sua lógica é reduzir ao máximo os custos na fabricação das peças, mas a empresa presente em 48 países acaba pagando um preço com a perda de agilidade.
Ortega resume bem seu estilo de negócio: “Vender moda é como vender peixe. Quanto mais fresco

Relacionados

  • circulacao vertical
    169479 palavras | 678 páginas
  • Banco de dados de plantas medicinais no PROMATA - São Francisco de Paula, RS
    174784 palavras | 700 páginas
  • PIM BARDELLA
    235482 palavras | 942 páginas