PP1 ANTROP

293 palavras 2 páginas
Nome: Caroline de Souza Betereli
RA: 101150532 – Moda - Noturno
PP1 - Antropologia

O que é Alteridade?

O significado de alteridade está justamente relacionado ao outro; alteridade é a qualidade ou o estado daquilo que é diferente e é o antônimo de identidade. No estudo da antropologia, a alteridade é o conceito que define a existência do indivíduo a partir da relação com o outro.
Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro".
Quando é possível verificar a alteridade, uma cultura não tem como objetivo a extinção de outra. Isso porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças existentes.

Entendesse então que alteridade é o estudo do outro porque, por exemplo, você só pode se conhecer, conhecendo as diferenças dos outros. Das culturas diferentes, das vidas de outras tribos e etc.
A alteridade vem contribuir no conhecimento sobre outras culturas para aceitar seus choques e suas diferenças. Ela alarga nossas ideias, nos ajuda a ver as coisas como são, buscam os porquês e nos ajudam a entender as diferenças sociais e culturais.
Enfim podemos concluir que a Antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, porque tem como objetivo o estudo do Homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem. Com um objeto de estudo tão vasto e complexo, é imperativo poder estudar as diferenças entre várias culturas e etnias. Como a alteridade é o estudo das diferenças e o estudo do outro, ela assume um papel essencial na antropologia.

Relacionados