PP

Páginas: 4 (873 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
ESAMC
Direito Matutino
PIETRA ANSELMO PUGLIA RA: 101150111










PREPARAÇÃO PRÉVIA - MÓDULO III
Surgimento da família e do poder despótico









Campinas
2015Surgimento da família e do poder despótico:
“Família” possui diversos significados nas áreas de ciências humanas; tais como a sociologia, a antropologia ou o direito. Segundo Maria Helena Diniz, as trêsacepções de “família” é o sentido amplíssimo, que seria aquele em que indivíduos estão ligados pelo vínculo da afinidade; o sentido lato, que abrange os parentes da linha reta ou colateral além doscônjuges (parentes do cônjuge também), companheiros e de seus filhos; e por fim, a acepção restrita, que restringe a família à comunidade formada pelos pais e da filiação. Estas três acepções trazidas pelaautora aplicam-se uma em cada diferentes aspectos das relações familiares, formando os direitos e obrigações de acordo com a proximidade do círculo familiar.
Já Orlando Gomes sintetiza o sentido defamília como um grupo fechado de pessoas, composto dos genitores e filhos, e para limitados efeitos, outros parentes, unificados pela convivência e comunhão de afetos em uma só e mesma economia, sob amesma direção.
Paulo Lôbo depreende-se desses conceitos, e afirma que sob o ponto de vista do direito, a família é feita por vínculos e grupos. Vínculos de sangue, vínculos de direito e vínculos deafetividade. A partir desses vínculos é que se compõem os diversos grupos que a integram, tais como: grupo conjugal, grupo parental (pais e filhos), grupos secundários (outros parentes e afins).
Sendoassim, para o Direito, família consiste na organização social formada a partir de laços sanguíneos, jurídicos ou afetivos.
Com o passar do tempo, com o desenvolvimento das sociedades complexas, aexpressão “família natural” ganhava importância no Direito da Roma Antiga, formada apenas por um casal e seus filhos. Ao contrário dos clãs (primeiras entidades familiares unidas por laços sanguíneos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pps
  • Pp
  • PP
  • Pp
  • pp
  • PP
  • A Escola Pps
  • Resumo PP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!