PP Mel Santa B rbara Relat rio Nota 1

3978 palavras 16 páginas
Planejamento e desevolvimento do projeto de embalagens de produtos derivados do mel para a empresa Mel Santa Bárbara

Alunos:
Bárbara Ribeiro de Carvalho Wu
Bárbara Luppi Miranda
Hudson Girundi Gomes
Stella Nardelli e Silva
William Girundi Gomes

Professores:
Artur Caron Mottin
Carlos Alberto Silva de Miranda

Belo Horizonte | MG 2014

PARTE I
Informações a respeito da produção do mel e produtos da apicultura, de suas caracteristicas e propriedades que permitem o consumo e o uso do mesmo em diferentes regiões do país.

1. CARACTERÍSTICAS DA COMPOSIÇÃO
O mel é considerado um fluído viscoso, aromático e doce elaborado a partir do néctar das flores no qual, abelhas melíferas coletam, transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colmeias. As características podem ser alteradas de acordo com o tipo de flor utilizada, com o clima, solo, umidade, altitude, entre outros, afetando a coloração, o sabor e o aroma do mesmo.
Além de benefícios nutritivos, os méis possuem as propriedades medicinais associadas às plantas das quais é extraído o néctar. Com isso, podem também serem utilizados na indústria farmacêutica e na medicina, tanto na composição de medicamentos, como agentes profiláticos e suplementos dietéticos (Socha et al., 2009). Contudo, não é permitida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a citação dos fins medicinais que o mel e outros produtos derivados da apicultura proporcionam. Apenas é permitida a caracterização dele como alimento agrícola, pois há uma diferenciação quanto aos órgãos fiscalizadores, por exemplo. Os produtos da apicultura também são largamente utilizados como cosméticos, ou em cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, entre outros, devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

1.1. Coloração
A coloração do mel depende quase que, exclusivamente, da origem da flor, podendo apresentar os seguintes tipos: mel claro, vermelho, dourado ou escuro. O sabor e o aroma sofrem modificações

Relacionados