PP Mel Santa B rbara Relat rio Nota 1

Páginas: 16 (3978 palavras) Publicado: 14 de março de 2015





Planejamento e desevolvimento do projeto de embalagens de produtos derivados do mel para a empresa Mel Santa Bárbara



Alunos:
Bárbara Ribeiro de Carvalho Wu
Bárbara Luppi Miranda
Hudson Girundi Gomes
Stella Nardelli e Silva
William Girundi Gomes




Professores:
Artur Caron Mottin
Carlos Alberto Silva de Miranda





Belo Horizonte | MG
2014


PARTE I
Informações a respeitoda produção do mel e produtos da apicultura, de suas caracteristicas e propriedades que permitem o consumo e o uso do mesmo em diferentes regiões do país.

1. CARACTERÍSTICAS DA COMPOSIÇÃO
O mel é considerado um fluído viscoso, aromático e doce elaborado a partir do néctar das flores no qual, abelhas melíferas coletam, transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colmeias. Ascaracterísticas podem ser alteradas de acordo com o tipo de flor utilizada, com o clima, solo, umidade, altitude, entre outros, afetando a coloração, o sabor e o aroma do mesmo.
Além de benefícios nutritivos, os méis possuem as propriedades medicinais associadas às plantas das quais é extraído o néctar. Com isso, podem também serem utilizados na indústria farmacêutica e na medicina, tanto na composição demedicamentos, como agentes profiláticos e suplementos dietéticos (Socha et al., 2009). Contudo, não é permitida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a citação dos fins medicinais que o mel e outros produtos derivados da apicultura proporcionam. Apenas é permitida a caracterização dele como alimento agrícola, pois há uma diferenciação quanto aos órgãos fiscalizadores, por exemplo. Osprodutos da apicultura também são largamente utilizados como cosméticos, ou em cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, entre outros, devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

1.1. Coloração
A coloração do mel depende quase que, exclusivamente, da origem da flor, podendo apresentar os seguintes tipos: mel claro, vermelho, dourado ou escuro. O sabor e o aroma sofrem modificaçõesdependendo da coloração, preservando o valor nutritivo.
Quanto mais escuro o mel, maior quantidade de minerais este possui, porém menor valor comercial tem devido a questão da oferta e procura dos consumidores, pois a coloração clara é mais aceita no mercado mundial, sendo vendido com maior preço.









FIGURA 1: Exemplos da coloração do Mel

1.2 Cristalização
A cristalização do mel ocorredevido à separação da glicose presente, que é menos solúvel em água em comparação à frutose (açúcar advindo das frutas). O mel pode passar pelo processo de descristalzação com o aquecimento controlado de 45 a 50ºC em “banho maria”.
Geralmente o mel cristaliza em temperaturas de 25 a 26ºC. Nesse caso, é importante ressaltar que apenas o mel puro cristaliza e isto provoca a alteração de cor do meldeixando-a mais opaca. E, dessa forma, dificulta a comercialização desse produto.
1.3 Armazenamento
O mel deve ser armazenado em condições adequadas. Se o recipiente estiver totalmente fechado pode sofrer fermentação e caso a temperatura estiver alta e armazenado em recipientes metalizados pode deteriorizar-se.
Altas temperaturas são prejudiciais a qualidade final do mel, uma vez que o efeito nocivocausado ao mel é acumulativo e irreversível. Portanto, as empresas que comercializam o mel necessitam de um cuidado altamente relevante para evitar tanto a perda do produto quanto o prejuízo financeiro pela questão do local do armaenamento.

1.4 Questões relacionadas a embalagem e rotulação
Devem-se utilizar apenas embalagens próprias para acondicionamento de produtos alimentícios epreferencialmente novas. As embalagens mais recomendadas são plásticas ou de vidro, lembrando que o vidro é a única embalagem aceita para exportação. As embalagens devem estar hermeticamente fechadas. A rotulagem tem que ser de acordo com a legislação, identificando a vida útil do produto e iniciada obrigatoriamente a expressão: “Condições de conservação: Manter em lugar fresco.”

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio De Bromato Mel
  • FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA B RBARA D
  • B Rbara E Sara Biologia Insect Rio
  • Relat Rio Empresa Santa Clara
  • 1 Relat rio Completo Lab B Resistencia eletrica
  • Relat rio Final Grupo B
  • Exerc Cios Para Nota 1 B
  • Relat Rio 3 B IPTEPUSP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!