PP de religião

Páginas: 3 (595 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Relação entre ciência antropológica e fenômeno religioso. Busca de compreensão da alteridade religiosa pela interpretação antropológica. Principais “correntes” e “escolas” da antropologia frente aofenômeno religioso. Alcance de uma abordagem “não religiosa da religião” (cultural, simbólica, ritual) no tratamento de um fenômeno marcado fundamentalmente pela transcendência. Rentabilidade doconceito “religião” diante de outras chaves interpretativas com mais afinidade eletiva para com a alteridade nativa, como: o mito, o rito e a magia. Debates atuais da antropologia aplicados a “antropologiada religião”: o “ponto de vista nativo” como formulação e conceito portador de coerência em si mesmo e não mais como metáfora de outras instâncias da realidade?
Bibliografia Básica
CARVALHO, JoséJorge. “A racionalidade antropológica em face do segredo”. Anuário Antropológico, 1984, p. 214-222.
DA MATTA, Roberto. “Carnavais, paradas e procissões: reflexões sobre o mundo dos ritos”, Religião eSociedade nº 1, 1977, pp. 03-30.
EVANS PRITCHARD, E.E. Oráculos e Magia entre os Azande, RJ: Zahar, 1878, pp. 07-96.
__________. “A Religião e os Antropólogos”, Religião e Sociedade nº 13/1, RJ,ISER/CER, 1986, pp.04-19.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Les mots, la mort, les sorts : la sorcellerie dans le bocage. Gallimard, 1977
FERNANDES, Rubem César. Pesquisadores e participantes. Uma contraditóriaviagem ao interior. In: Comunicações do ISER, n°. 12. Rio de Janeiro : ISER, 1984, p. 33-39.
FILORAMO, Giovanni & PRANDI, Carlo “As Escolas Antropológicas (Cap. 7)”. In As Ciências das Religiões, SãoPaulo, Paulus, 1999, pp. 204-222.
FRAZER, James. O ramo de ouro. Rio de Janeiro : Guanabara, 1991.
GEERTZ, Clifford. “Do ponto de vista dos nativos: a natureza do entendimento antropológico”. O SaberLocal: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1998, pp.85-107.
GEERTZ,Clifford. “O beliscão do destino: A religião como experiência, sentido, identidade e poder”. Nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a´pps
  • Pps
  • Pp
  • PP
  • Pp
  • PP
  • pp
  • PP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!