Poxviroses

331 palavras 2 páginas
As poxviroses são viroses causadas pelos poxvirus (Poxviridae), atualmente são conhecidos oito gêneros, e destes, quatro infectam o homem: Orthopoxvirus, Parapoxvirus, Yatapoxvirus e Moluscipoxvirus. Os gêneros Orthopoxvirus e Parapoxvirus são os principais representante da maioria patógenos humanos/veterinários. As poxviroses são viroses zoonóticas e suas principais características são o aparecimento de vesículas e ulcerações na pele (humanos), no úbere, tetas, tronco, pernas e cavidade oral (animais). As poxviroses mais comuns em animais são: “varíola bovina” (Vaccínia vírus) e varíola bovina genuína (Cowpox vírus).
Estas poxviroses geram muitos danos na economia e na saúde. Por afetarem principalmente o úbere e as tetas, isso gera um grande impacto econômico principalmente nas produções do rebanho leiteiro em todo o mundo. Causa a redução da produção (podendo chegar a 80%) e inutilização do leite; ocorrência de infecção secundária, sendo mamite na maioria dos casos (cerca de até 50%); gastos com o tratamento; contaminação do bezerro (através da amamentação); além dos gastos com recursos humanos no caso de contaminação de algum funcionário.
O contagio é feito pelo contato direto, podendo haver contaminação animal/homem, como também homem/animal. Os sintomas em humanos são os mesmos dos animais (vesículas e ulcerações), ocorrendo principalmente nas mãos e raramente no braço e antebraço. A “varíola bovina” é bem mais amena se comparada com a varíola humana, sendo popularmente chamada de “nódulo do ordenhador” quando apresentada em humanos.
Por sua transmissão ocorrer via contato direto, as melhores opções de controle estão ligadas a prevenção, como a conscientização e capacitação dos funcionários e proprietários dos rebanhos leiteiros.
Deve ser feita à antissepsia das tetas e das mãos dos ordenadores; lavar as tetas com agua e sabão e posterior da imersão em tintura alcoólica iodada (1%) ao fim da ordenha; evitar trânsito de pessoas na propriedade,

Relacionados

  • Principais Doenças que acometem Psitacídeos
    18649 palavras | 75 páginas
  • medicina veterinaria aves
    10239 palavras | 41 páginas
  • 2011 HNILICA E SAMPLE
    27444 palavras | 110 páginas
  • Mecanismos envolvidos na cicatrização
    18285 palavras | 74 páginas