Powaqqtsi

623 palavras 3 páginas
Powaqqatsi: Vida em transformação é um documentário lançado em 1988, dirigido por Godfrey Reggio, com música do compositor Philip Glass.

A primeira parte do documentário apresenta um universo subdesenvolvido onde pessoas trabalham exaustivamente feito escravas, retratando a exploração do trabalho humano, bem com a exploração da natureza.

Mostra a fria e cruel realidade dos países em desenvolvimento apresentada num mundo de simplicidade, privações e dificuldades, carente de recursos e tecnologias. Em pontos distintos do planeta o homem atua sobre a natureza, se apropriando desta para sobreviver muitas vezes de forma bem rudimentar. Mesmo diante das dificuldades e privações que passam as pessoas em países com baixos índices de desenvolvimento, não falta espaço para manifestação cultural, seja através do trabalho, das danças ou religiões. O problema é que essas culturas são influenciadas e afetadas pelo sonho de consumo determinado e sustentado pelos países desenvolvidos.

Já a segunda parte do documentário traça um paralelo entre a pobreza e miséria dos países em desenvolvimento, e a ostentação e riqueza dos países desenvolvidos ou dos chamados países de “primeiro mundo”, sustentando o egoísmo ético do Homus economicus daquele que quer sempre estar em condição mais vantajosa que o outro, que olha somente para aqueles que estão em condição superior, e que esquecem que para manter sua ambição sacrificam vidas humanas e esgotam os recursos da natureza.

Partindo do significado do título do documentário podemos compreender que “Powaqqatsi”, significa um “Estilo de vida que consome as forças da vida de outros seres para suprir sua própria vida”. A exploração sofrida pelos “países em desenvolvimento” em detrimento aos “países desenvolvidos”. Não apenas uma vida em transformação, sofrendo modificações, mas uma espécie de vida predatória, onde um homem “mata o outro” por conta de sua ambição ostentatória e hedoismo insasciável.

Mesmo o homem

Relacionados