Povos que o Europeu encontrou do escambo escravid o

2136 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA.

UNIDADE I: TEXTO SOBRE OS POVOS QUE O EUROPEU ENCONTROU E DO ESCAMBO À ESCRAVIDÃO

Victor Duarte de Medeiros

Natal - RN
2015
CAPÍTULO 1 – OS POVOS QUE O EUROPEU ENCONTROU

Muito se fala que quem descobriu o Brasil, foram os Portugueses comandados por Pedro Alvares Cabral, no ano de 1500, mas na verdade sabemos que os primeiros descobridores de nossas terras foram povos que chegaram ainda no período pré-histórico e formaram varias tribos e povos diferentes, mesmo no território que hoje é delimitado como Brasil.
Nós sabemos que ao chegar ao Brasil colonial, mais precisamente na praia de Porto Seguro, na Bahia. Os Europeus se depararam com um povo que eles diziam ser muito estranhos. Ao desembarcarem em Porto Seguro, depararam os marujos de Cabral com homens “pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas” (Pero Vaz de Caminha, Carta a D. Manuel, o venturoso) (RIBEIRO, 1983, p.19). Esses povos eram os índios.
Esse nome foi dado, pois quando os Europeus chegaram à América, acreditavam que tinham chegado à Índia. Com isso a definição de povos “indígenas”, quando falamos sobre tais povos, devemos ter muito cuidado, pois é pensando que esses povos são todos iguais, mas na verdade não são, de comunidade para comunidade foram desenvolvidas os mais diversos tipos de costumes, culturas, línguas e tradições.
Os dois principais grupos encontrados no Brasil colonial foram as dos Tapuias e as dos Tupis-guaranis. As definições desses dois povos foram feitas pelas percepções dos colonizadores. Os Tupis foram os primeiros povos que entraram em contato com os Portugueses, ainda nos primórdios da colonização, esses estavam alocados em todo o litoral brasileiro e eram os mais populosos, foram chamados assim, pela língua falada. Esse grupo é formado pelas mais diversas tribos, tupinambá, tupiniquim, tamoio, temiminó, tabajara, entre outras.

Relacionados

  • Coloniza O Consula Para Argumenta O
    24565 palavras | 99 páginas