Povos indígenas

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia
Professor: Rafael Dantas Dias
Componente: Fundamentos da Educação Indígena
Acadêmica: Flávia Moreira da Silva Silva
Data: 6/12/11


Povos Indígenas do Estado do Amapá

Os primeiros contatos entre o índio e o europeu têm registro em 1500, quando o explorador Pinzón esteve na região.
O Amapá foi o primeiro e o único Estado brasileiro a ter todas assuas terras indígenas demarcadas.
Portanto, os índios do Estado do Amapá são os únicos do país com todas as suas reservas demarcadas, sem invasões de garimpeiros, madeireiros e agricultores. As reservas indígenas representam 8,6 % de todo o território estadual.
O Estado abriga vários tipos de etnias, distribuídos em 49 aldeias, são 140.276 km² de área, onde vivem as etnias: Galibi, Karipuna,Palikur, Tiriyó, Waiãpi, Juminã, Kaxuyana, entre outros.

Galibi
Os Galibi são originários do litoral da Guiana Francesa, mas hoje são encontrados no Amapá em apenas 3 aldeias. A tribo Galibi é poliglota, além de sua língua original, Karib, falam também o patauá, língua geral utilizada no contato com as outras etnias da região. Falam o português e usam esta língua na aldeia e para os contatosexternos. Os mais velhos que foram alfabetizados e educados utilizando o francês também conhecem essa língua e entendem um pouco do patauá holandês.
Assim como os Palikur, os Galibi escolhem o chefe da aldeia por eleição direta. Eles vivem da agricultura. O cultivo da mandioca brava, a caça e a pesca são as principais atividades desenvolvidas na aldeia, não só como fonte de auto-sustento, mastambém como fonte de renda. Eles comercializam o excedente da produção. Os Galibi também possuem uma pequena indústria de construção naval que produz pequenos barcos para toda a região.
A aldeia São José dos Galibi permanece onde foi instalada em 1950, quando o grupo chegou na àrea.

Karipuna
A maior parte da população indígena que atualmente se define como Karipuna encontra-se nas margens dorio Curipi, principalmente no seu baixo e médio curso, na Área Indígena de Uaçá. Uma extensa bacia hidrográfica caracteriza a paisagem natural dessas reservas.
Os índios Karipuna se consideram católicos mas não abrem mão das festas religiosas tradicionais. O "Turé", por exemplo, tem ritos essencialmente indígenas que inclui danças e cantos na língua maruane. Comercializam produtos agrícolas comocítricos, café, inhame, banana e cana. A caça e a pesca são utlizados exclusivamente para o consumo local. A migração tem aumentado por causa do crescimento da população. No entanto, os homens ficam fora apenas por alguns períodos, enquanto as mulheres raramente retornam às aldeias.

Palikur
Os Palikur têm uma miscigenação rara entre os índios. Entre 1930 e 1940, chegaram à aldeia famíliasnegras vindas da Guiana Francesa e seus descendentes assumem a identidade da tribo. Mesmo com esse contato, os índios mantém a tradição de se organizar em clãs formados a partir da linhagem paterna. Dessa forma, os filhos de pais não mestiços são aceitos pela comunidade mas não podem pertencer a nenhum clã.
Os Palikur estão localizados no Estado do Amapá e na Guiana Francesa, no Amapá eles habitamao longo do rio Urukaua, situado na bacia do rio Uacá, na região do município do Oiapoque. Na Guiana Francesa eles habitam em bairros nas cidades de Caiena e Saint Georges e as margens do rio Oiapoque. Dentre as tres etnias que habitam ao longo da bacia do Uacá - Galibi-Marworno, Karipuna e Palikur -, os Palikur são os únicos procedentes da própria região e também são os únicos que mantiveramsua língua original. Esta etnia é mencionada nos relatos históricos desde 1513.
Durante mais de três séculos, os povos indígenas da região do norte do Amapá mantiveram intensas trocas com os comerciantes franceses a ponto de despertar a preocupação da coroa portuguesa, que passou a exercer uma caça sem treguas aos índios identificados como aliados franceses. Neste contexto, os Palikur, apesar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • povos indigenas
  • Povos indigenas
  • Povos indígenas
  • Povo indígenas
  • Povos indígenas
  • povos indigenas
  • povo indigena
  • Povos indígenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!