Povos Indígenas brasileiros – EDITORA HTC

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013
Borges Wellington
Povos Indígenas Brasileiros A história lembrada de um povo esquecido
Apresentação
Neste livro o leitor encontrará informações gerais sobre os povos indígenas do Brasil. Fragmentos de suas culturas, relação com o homem branco e políticas públicas são acoplados ao seu contexto histórico e descritoscom indagações que buscam despertar a crítica no leitor.
A proposta é introduzir o respeito e reconhecimento aos povos indígenas no âmbito escolar, como forma de fazer que esse conhecimento setransforme em vivência social, perpassando as barreiras da sala de aula e adentrando na sociedade do leitor.
O livro não tem compromisso com a ordem cronológica dos fatos por ser preparado paraalunos de todas as séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Ao contrário, o tempo no livro funciona como mero balizador de contextos e não como marcador de acontecimentos sucessivos. Ignorara sucessão dos acontecimentos é uma maneira de fazer que o leitor perceba que os problemas com os povos indígenas, mesmo quando históricos, provocam traumas atuais e ainda têm que serrevisitados.
No final de cada capítulo, o leitor encontrará exercícios discursivos e sugestão de um projeto para se trabalhar com a turma, ou adaptá-lo para todo o colégio. Possui ainda um vocabuláriosimplificado de palavras e termos técnicos que julgamos complexos, mas que são indispensáveis ao entendimento do texto.
Os capítulos também dialogam com outras disciplinas com citações ecuriosidades que levam à interdisciplinaridade.
Contudo, acima de qualquer informação, o objetivo deste livro é fazer que o leitor compreenda a irracionalidade em se tratar os povos indígenas como“souvenir dos civilizados.” Atentar-lhes para que logicamente passem a enxergá-los como povos de cultura diferentes, mas por opção e não por incapacidade ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O povo brasileiro , cultura índigena
  • Suicídio entre povos indígenas: um panorama estatístico brasileiro. fichamento
  • A importancia do negro e indigena na formação do povo brasileiro
  • Suicídio entre os povos indígenas: um panorama estatístico brasileiro
  • importancia do indigena e do afro-descendente para a formaçao do povo brasileiro
  • A contribuição dos povos indígenas na formação do espaço luso- brasileiro
  • Cena em Sala – EDITORA HTC
  • Os povos indigenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!