Povos aqueus, jônios, eolios, dórios, mecênicos e cretenses

2556 palavras 11 páginas
Aqueus
Os Aqueus foram o povo que deu origem à civilização micênica.
Por volta do ano 2.000 a.C., um grupo de seminômades de origem indo-européia migrou para a região conhecida como Grécia em busca de terras férteis para suas plantações. Esse povo era conhecido como os Aqueus.
Os Aqueus viviam sob condições mais avançadas do que as condições do povo que encontraram na Grécia. Diz-se que os Aqueus já viviam na Idade do Bronze, enquanto os ocupantes da Grécia, os pelágios, viviam ainda na Idade da Pedra
A invasão que os Aqueus fizeram sobre o território grego demonstrou a superioridade desse grupo, que passou então a reprimir os pelágios e ocupar os seus terrenos mais férteis. Em pouco tempo, os Aqueus se tornaram superiores na Grécia e passaram, inclusive, a ser identificados como o povo grego.
O novo povo submeteu a ilha de Creta e estabeleceu sua forma econômica e de cultura. Os Aqueus eram grandes e fortes comerciantes e acabaram dominando economicamente também toda região do Mediterrâneo Oriental. Foram os fundadores de importantes cidades antigas que se tornaram grandes núcleos populacionais e comerciais como Micenas, Tirinto e Argos.
O desenvolvimento que os Aqueus tiveram na região gerou a chamada civilização micênica que representou a grande soberania desse povo durante muitos séculos. A decadência só aconteceu por volta de 1100 a.C. quando a civilização micênica entrou em conflito com a civilização cretense. Mas a destruição da civilização micênica que era tão bem estabilizada a avançada em sua época foi tão impactante para a Grécia que após sua desestruturação os gregos passaram por um período de aproximadamente 150 anos conhecido como Idade das Trevas.
Foram também os Aqueus que combateram os troianos na famosa Guerra de Tróia. Quando se diz que houve um conflito entre gregos e troianos, na verdade a expressão correta seria um conflito entre Aqueus e troianos.
Jônios
Os Jônios formavam um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e no

Relacionados