Potifólio de Geografia

7184 palavras 29 páginas
Artigo Vladimir Acioli - Os mascarados e as manifestações populares
As manifestações de rua, que exaltam a insatisfação popular com temas que há décadas esperam por políticas públicas, caíram no gosto da sociedade.
Mesmo com os transtornos que têm trazido ao cidadão que apenas quer chegar ao seu local de trabalho e dar conta dos seus compromissos cotidianos, percebe-se que a sociedade em geral se mostra tolerante com os manifestantes e apoia as suas justas reivindicações.
O caldo entorna quando a manifestação pacífica, justa, democrática, fruto do direito fundamental da livre expressão esbarra em atos de vandalismo que põem em risco aordem pública. Atos que depredam o patrimônio público e privado,colocam em xeque a ação das autoridades, causam danos ao transporte público e à segurança das pessoas.
Mostra-se evidente pelas imagens que ilustram as reportagens da mídia que esses atos não são perpetrados pelo cidadão de boa fé que comparece às manifestações para exercer um ato de civismo, expor de forma mais clara a sua insatisfação com algum tema que o afete diretamente.
Bem ao contrário, seus autores são hordas de mascarados que ali estão com um único propósito: praticar atos de vandalismo, dar vazão às suas frustrações mediante destruição de ícones, que talvez até tenham sua parcela de contribuição nas insatisfações populares de todos conhecidas, mas que, constituindo-se em bens públicos e privados, merecem a tutela da Lei, devem ser protegidos.
Assiste-se então a um impasse injustificável, com ares de polêmica que apenas serve para semear o desencontro entre as instituições e dúvidas no cidadão. A Polícia Judiciária defende a repressão pura e simples aos mascarados; enquanto o Ministério Público, acertadamente, aponta que o uso de máscara em local público não constitui crime. Não se pode coibir a manifestação pública da população. Mas a leniência para como os atos de depredação, vandalismo e prática de crimes de dano ao patrimônio público e privado não pode

Relacionados

  • TRABALHO PPP PRONTO
    3347 palavras | 14 páginas