poter

Páginas: 21 (5154 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
ANÁLISE DE PORTER CASAS BAHIA

• Rivalidade de Concorrentes


As Casas Bahia, mesmo detendo o título de maior varejista de eletro e móveis do Brasil, com um faturamento de R$ 16,8 bilhões – o que representa 80% do faturamento do GPA (Grupo Pão de Açúcar) com o total de R$ 21 bilhões – em 2011, com 565 lojas e mais de 55 mil funcionários, tem em seu calcanhar concorrentes líderes regionaisque ganharam espaço no mercado, como mostra o quadro a seguir.
Concorrentes em números (2011):
Concorrentes Faturamento em bilhões Nº de lojas Nº de Funcionários
Ricardo Eletro 7,2 1.078 24.000
Magazine Luiza 5,2 728 20.242
Lojas CEM 2,1 198 8.834
Móveis Gazin 1,7 170 5.488
Lojas Colombo 1,3 325 5.548
Fonte: Exame.com

ESTRATÉGIA: A Casas Bahia é uma rede de lojas voltada para a venda demóveis e eletrodomésticos no varejo com foco nas classes C, D e E. Por ser voltada a este importante nicho de mercado, sua política é vender seus produtos oferecendo prioritariamente o parcelamento “ a perder de vista”, com prazos que variam de 10 a 24 meses. Se por um lado este parcelamento faz com que o produto tenha em seu preço final até 100% de juros (e essa é uma das principais fontes dedelucros da rede), por outro permite que pessoas que não podem pagar o preço à vista de um produto, possam adquiri-lo graças às parcelas geralmente acessíveis. Talvez isso explique a fidelização de aproximadamente 29 milhões de consumidores no país.

• Poder de barganha dos Fornecedores
Nas Casas Bahia, seus carros-chefe são os móveis, de produção própria – a rede de lojas controla a fábrica demóveis Bartira desde 1981 – colchões, celulares e televisores.
Existem diversos fornecedores para o mesmo produto, logo, aparentemente, não representam uma ameaça potencial por não serem diferenciados e estes, tem os produtos substitutos como adversários.

ESTRATÉGIA: a Bartira produz com exclusividade todos os móveis vendidos na rede.



Graças aos preços e aos prazos, ajudou a popularizarnetbooks, computadores de mesa onboard e os chamados multifuncionais (impressora, scanner e copiadora). Marcas como Positivo, HP e Lenovo beneficiaram-se da estratégia de massificação de produtos de informática da rede.

• Ameaça de novos entrantes
Aumento de hipermercados no setor de eletrodomésticos e parcialmente em móveis são empresas que se apresentam com uma rede já estabelecida e quepossuem o mesmo poder de barganha com os fornecedores.
ESTRATÉGIA: Fusões como a feita com a Ponto Frio levou o GPA à liderança do mercado de varejo no Brasil. No entanto, foi elaborada uma operação onde a primeira medida foi identificar o que havia de melhor em cada uma das três gigantes do varejo. Da Casas Bahia, o CEO buscou a excelência para negociar com fornecedores e o conhecimento de venda aosclientes de baixa renda. Do Pontofrio, manteve boa parte dos vendedores, depois de lhes aplicar 500 mil horas de treinamento, ministrado pelo pessoal da Casas Bahia. Do Grupo Pão de Açúcar, o presidente pretende sugar todo o conhecimento do chamado back office, ou retaguarda: a alta capacidade administrativa e de gestão financeira que passava ao largo da Casas Bahia.

• Ameaça de novos produtossubstitutos
Alguns fabricantes vendem direto aos consumidores, representando uma possível ameaça, como é o caso empresas como Nokia e Sony. Tal prática, disseminada entre outros fabricantes, pode representar redução nos retornos do varejo.
ESTRATÉGIA: A criação do e-commerce da Casas Bahia é responsável atualmente 1,5% do faturamento anual da rede com expectativa de crescimento de 5% nospróximos dez anos e participação de 25% no e-commerce brasileiro. Para tanto, a sua “loja 24 horas” como é conhecida, oferece vários atrativos, como: acompanhamento do pedido, blog de decoração, aplicativos gratuitos para smartphones e tablets, contato direto com fornecedores, pode ser encontrada em redes sociais, entre tantas outras opções.

• Poder de barganha dos compradores
Considerado elevado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poter
  • Harry Poter
  • 5 for as de Poter
  • Resenha de Poter
  • Harry poter
  • forças de Poter
  • As cinco forças de poter
  • As 5 forças de Poter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!