Potenciometria

Páginas: 8 (1909 palavras) Publicado: 10 de janeiro de 2015
 Universidade do Estado da Bahia- UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO: FARMÁCIA
disciplina: Tecnicas instrumentais
Docente: Marcel Farias
Discente: Emily magalhães borges








Resumo sobre Potenciometria e Condutimetria










Salvador
2014


Emily Magalhães Borges








Resumo sobre Potenciometria e CondutimetriaSalvador
2014
1) Potenciometria
A potenciometria pertence aos métodos eletroanalÍticos responsáveis por determinar e quantificar as concentrações e atividades de espécies iônicas em solução, quando existe no sistema uma diferença de potencial entre os eletrodos.
Os métodos potenciométricos sãobaseados em medidas de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de valores relevantes de correntes elétricas (método estático). E o potencial esta diretamente relacionado às atividades dos regentes e dos produtos da reação na célula e indiretamente relacionado às concentrações.
È importante considerar que a reação de uma célula eletroquímica seja constituída por duas semi-reações, cada qualcontendo um potencial. Por isso, o potencial da célula é uma medida das duas sem-reações:
Ecel= Edireita - Eesquerda
As medidas potenciométricas são realizadas a partir de dois eletrodos, indicador e de referencia, a ponte salina e o potenciômetro (instrumento de medição). O eletrodo de referência, geralmente, é representado pela semi-célula da esquerda do sistema, sendo conhecido pela suaexatidão e é independente da concentração do analito. Enquanto o eletrodo indicador que é imerso na amostra desenvolve um potencial Eind, proporcional a atividade do analito.
O eletrodo indicador usualmente é colocado no polo positivo do voltímetro. O eletrodo de referência, que terá que ter sempre um potencial conhecido, é usualmente colocado no polo negativo do voltímetro.
O terceiro componente deuma célula potenciométrica é a ponte salina, cuja principal função é prevenir que os constituintes da amostra possam misturar-se com a solução do eletrodo de referência. Essa é representada pelo potencial de junção, o qual permite a migração dos íons, mas não a passagem do solvente.
O valor real de uma célula potenciometrica é dado por:
Ecel = ( Eind – Eref ) + Ej
Onde Eind terá a concentraçãodo analito e o Ej refere-se ao potencial de junção que surgi devido à diferença de distribuição de cátions e anions na solução em decorrência da diferença na velocidade de difusão destas espécies.
Dessa forma, a determinação potenciométrica de um analito é encontrada medindo inicialmente o potencial da célula e corrigindo o seu valor em função do potencial do eletrodo de referência e da funçãolíquida para, posteriormente, calcular a concentração do analito em relação ao potencial de Eind.
Portanto, o potencial de uma célula galvânica está relacionado à atividade do analito, o qual deve ter a concentração determinada quando os eletrodos estão calibrados com solução de concentração conhecida.
O quarto componente do sistema potenciométrico é o potenciômetro ou também denominado devoltímetro. O voltímetro ideal seria aquele que, ao medir o potencial, não deixasse passar corrente alguma, de forma a não modificar as concentrações das espécies presentes na amostra.
A potenciometria tem sua aplicabilidade para determinação direta da concentração de íons e determinação de espécies iônicas. Embora, já tenha sido muito usada para determinação de pH.
1.1) Eletrodo de referência
Umeletrodo de referência tem como principal atividade manter o potencial fixo na célula, mesmo quando for observada a passagem de uma pequena corrente na célula. Esse potencial deve ser conhecido, constante, robusto, de fácil construção e completamente independente da composição da solução analisada.
Ou seja, O eletrodo de referência ideal seria aquele absolutamente indiferente às variações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • potenciometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!