Potencial De Receptor Transdu O E Codifica O

517 palavras 3 páginas
Potencial de receptor

Cada receptor é específico, dotado de sensibilidade máxima para determinada forma de energia (baixo limiar de resposta para seu tipo específico e alto limiar para os demais tipos).
As informações táteis, proprioceptivas, termossensíveis e de dor – as quais constituem a somestesia – são trazidas por receptores de diferentes tipos.
São, funcionalmente: 1. mecanorreceptores (informações táteis e proprioceptivas); 2. termorreceptores; 3. nociceptores (de dor).
1. Sensíveis a estímulos mecânicos contínuos ou vibratórios, relacionados ao controle motor e funções orgânicas.
2. Sensíveis a variações térmicas em torno da temperatura corporal, situados na pele e em menor número no hipotálamo (o qual é referido como centro de controle da temperatura corpórea).
3. Sensíveis a estímulos diversos, geralmente intensos, os quais sejam potencialmente danosos (nocivos).
O sistema somestésico tem receptores distribuídos por todo corpo. Diferentes tipos de estímulo são processados contemplando as diferentes modalidades somestésicas que combinadas provocam sensações complexas.

Transdução e codificação
TRANSDUÇÃO SENSORIAL: à transdução sensorial é o processo pelo qual o estimulo do ambiente ativa um receptor e é convertido em energia elétrica.
CAMPO RECEPTIVO: define a área do corpo que, quando estimulada, produz alteração da freqüência da descarga de um neurônio sensorial. Esse variam qunato ao tamanho, quanto menor , mais preciso será a sensação.
CODIFICAÇÃO SENSORIAL: os neurônios sensórias são responsáveis pela codificação do estimulo ambiental.
·Modalidade sensorialàcodificada muitas vezes pela linha rotulada.
·A localização espacialà os estímulos são codificados pelo campo receptivo dos neuronios sensoriais é melhorada pela inibição lateral.
·Limiarà menor estimulo codificado.
·Intensidade do estimuloà pode ser codificada pelo numero de receptores que são ativados. A intensidade pode ser codificada pela diferença entre as freqüências de descargas.

Relacionados

  • fisiologis
    12492 palavras | 50 páginas
  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas