Potencial de ação

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Revisão de conceitos envolvidos no potencial de ação celular

Hiperpolarização:
É qualquer mudança no potencial de membrana que torna a membrana celular mais polarizada. Ou seja, é o aumento no valor absoluto do potencial de membrana. Assim sendo, qualquer mudança que afaste o potencial de membrana do valor nulo é considerado uma hiperpolarização.
A grande corrente de saída de íons de potássiopelos canais voltagem-dependentes de potássio gera temporariamente um potencial mais negativo do que o potencial de repouso de membrana. Esse fenômeno é conhecido como hiperpolarização de membra

Período Refratário:
O período refratário acompanha o potencial de ação na membrana. Tem como efeito limitar a freqüência de potenciais de ação, além de promover a unidirecionalidade da propagação dopotencial de ação, o que pode ser entendido como conseqüência da limitação de salvas de potenciais de ação.
O período refratário divide-se em absoluto e relativo. No absoluto, qualquer estímulo para gerar potencial de ação é inútil, pois os canais de sódio estão em estado inativo (comporta rápida aberta e comporta lenta fechada). No relativo, alguns destes canais já estarão de volta ao repousoativável (comporta rápida fechada e comporta lenta aberta), mas nem todos. Estímulos supralimiares conseguem gerar potenciais de ação no período refratário relativo.
A transição entre os dois períodos ocorre aproximadamente quando a repolarização do potencial de ação atinge o potencial limiar excitatório, que é quando as comportas lentas do canal de sódio tensão elétrica -dependente começam a abrir.Despolarização:
É a primeira fase do potencial de ação.Durante esta fase ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular.Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula através de sua membrana, por um processo de difusão simples.Como resultado do fenômeno citado acima, o líquido intracelular se torna com grande quantidade de íons de cargapositiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior.O potencial de membrana neste período passa a ser, portanto, positivo (algo em torno de +45 mv).

Repolarização:É a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguidaà despolarização.Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula (devido ao excesso de cargas positivas encontradas neste período no interior da célula e à maiorconcentração de potássio dentro do que fora da célula).Enquanto isso ocorre, os íons sódio (cátions) que estavam em grande quantidade no interior da célula, vão sendo transportados ativamente para o exterior da mesma, pela bomba de sódio-potássio.Tudo isso faz com que o potencial na membrana celular volte a ser negativo (mais cargas negativas no interior da célula e mais cargas positivas no exterior damesma).O potencial de membrana neste período passa a ser algo em torno de -95 mv. (ligeiramente mais negativo do que o potencial membrana em estado de repouso da célula.

Lei do tudo ou nada:
 A lei do tudo ou nada diz que:
Um neurônio só consegue enviar um impulso se a intensidade do impulso for acima de um determinado nível, fazendo com que a sua membrana seja despolarizada e repolarizada. 
Estevalor mínimo que permite a transmissão do potencial de ação é conhecido como potencial limiar. Os valores abaixo do potencial limiar são conhecidos como sublimiares, e cada célula um valor característico de potencial limiar.

Uma despolarização local de membrana causada por um estímulo excitatório causa a abertura de alguns canais de sódio voltagem-dependentes na membrana plasmática do neurônio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Potencial de ação e potencial de membrana
  • Potencial de Açao
  • Potencial de Ação
  • potencial de ação
  • Potencial de ação
  • potencial de ação
  • Potencial de Ação
  • potencial de ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!