Potencial de ação

Páginas: 6 (1403 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
POTENCIAL DE AÇÃO

Os impulsos nervosos são transmitidos através de potencial de ação, que é uma rápida variação do potencial de repouso, ou seja, do potencial de negativo para o potencial de positivo com um rápido retorno para o potencial de repouso negativo, a membrana muda sua polaridade e depois volta ao normal. Essa variação rápida, que se propaga ao longo de uma dessas células, édenominado potencial de ação. No geral o potencial de ação vai de -70 a -90mV, indo até +10 a +30mV, em fibras nervosas e musculares e de -40 a –60mV até +40mV em m.liso e cardíaco, onde ocorre o efeito platô que será explicado mais à frente. A duração do potencial de ação, por outro lado, difere bastante de célula para célula: nas células nervosas essa duração é de aproximadamente 1 ms, enquanto que nascélulas musculares cardíacas ela é maior que 200 ms. Nos organismos dotados de sistema nervoso, o potencial de ação serve para comunicações de longa distância entre seus componentes. Essas comunicações são codificadas através de potenciais de ação. Explicando de outra forma: Quando a membrana de uma célula excitável realmente se excita, uma sucessão de eventos fisiológicos ocorrem atravésda tal membrana. Tais fenômenos, em conjunto, produzem aquilo que chamamos de Potencial de Ação.
Geralmente a excitação ocorre no momento em que a membrana recebe um determinado estímulo. Tipos de estímulos: calor, frio, solução salina hipertônica ou hipotônica, ácidos, bases, corrente elétrica, pressão, etc. Algumas células desencadeiam o Potencial de Ação sem a necessidadede receberem estímulos, devido a uma alta excitabilidade que as mesmas apresentam. Tais células são denominadas auto-excitáveis, e os potenciais por elas gerados são denominados de potenciais espontâneos.
Um típico pontencial de ação em uma típica célula excitável dura apenas alguns poucos milésimos de segundo, e pode ser dividido nas seguintes fases:
* Repouso (inicial)
*Despolarização
* Repolarização
* Hiperpolarização
* Repouso (final)

AS FASES DO POTENCIAL DE AÇÃO

POTENCIAL DE REPOUSO (inicial)

É o potencial de repouso da membrana que se encontra polarizada, ou seja -90mV.

POTENCIAL DE DESPORALIZAÇÃO

É a primeira fase do potencial de ação.
Esta fase ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular.Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula através de sua membrana, por um processo de difusão simples. Como resultado do fenômeno citado acima, o líquido intracelular se torna com grande quantidade de íons de carga positiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula:Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior.
O potencial de membrana neste período passa a ser, portanto, positivo. Nas fibras grossas o PM ultrapassa o valor zero. Nas fibras delgadas chega próximo a zero;

POTENCIAL DE REPOLARIZAÇÃO

É a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização.
Durante este curtíssimo período, apermeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula (devido ao excesso de cargas positivas encontradas neste período no interior da celula e à maior concentração de potássio dentro do que fora da célula).Enquanto isso ocorre, os íons sódio (cátions) que estavam em grande quantidade no interior da célula, vão sendo transportados ativamente para o exterior da mesma, pela bomba de sódio-potássio. Tudo isso faz com que o potencial na membrana celular volte a ser negativo (mais cargas negativas no interior da célula e mais cargas positivas no exterior da mesma).

POTENCIAL DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Potencial de ação e potencial de membrana
  • Potencial de Açao
  • Potencial de Ação
  • potencial de ação
  • Potencial de ação
  • potencial de ação
  • Potencial de Ação
  • potencial de ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!