Potencial de ação e potencial de membrana

Páginas: 4 (883 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Potencial de Membrana e Potencial de Ação

Todas as células do organismo exibem uma diferença de potencial elétrico através da membrana citoplasmática. Algumas células, como nervos e músculos. Sãoexcitáveis, ou seja, apresentam variações rápidas do potencial de membrana em resposta a um estímulo, que se propagam ao longo da membrana, e que são usadas para transmitir sinais, rapidamente, alongas distâncias.
Outras células, como as células glandulares por ex., frente a alguns estímulos, mostram variações locais do potencial de membrana que também têm importante papel no desempenho dasfunções celulares. Um exemplo é a secreção de insulina pelas células beta do pâncreas.
A causa da existência da diferença de potencial elétrico através da membrana celular é: Diferença de concentração deíons através da membrana devida, diferença de permeabilidade da membrana aos diversos íons.

Potencial de Membrana

Podemos dizer que os seres vivos são máquinas que funciona a base de eletricidade.Como a célula é a menor expressão de um ser vivo, logo é fácil observar diferenças de potenciais elétricos entre os lados da membrana celular.
Praticamente todas as células do corpo, (com exceção dealgumas raras células vegetais, o interior é sempre negativo e o exterior é positivo) algumas células como as células nervosas e musculares, são excitáveis, isto é, capazes de auto gerar impulsoseletroquímicos em suas membranas e, na maioria dos casos, utilizarem esses impulsos para a transmissão de sinais ao longo da membrana.
A origem desses potenciais é uma distribuição assimétrica de íons,especialmente de Na+, K+, Cl e HPO4.
Os fluidos dentro e fora da célula são sempre neutros, isto é, a concentração de ânions (íons negativos) em qualquer local é sempre igual ao de cátions (íonspositivos) não podendo haver acúmulo local de cargas elétricas nesse fluido. Podemos imaginar a membrana como um capacitor nas quais as duas soluções condutoras estão separadas por uma delgada camada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Potencial de membrana e ação
  • -Definir potencial de ação-membrana plasmática
  • Potencial de Membrana
  • Potencial de Membrana
  • Potencial da membrana
  • Potenciais de membrana
  • Potencial de membrana
  • Potencial Da Membrana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!