Potenciais de Ação

Páginas: 6 (1372 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO
CIÊNCIAS MORFOFISIOLÓGICAS I - CURSO DE FISIOTERAPIA

POTENCIAL DE AÇÃO

INTRODUÇÃO:
Na ausência de perturbações externas, os potenciais de membranas permanecem constantes. Entretanto, um estímulo externo às células nervosas e musculares produz uma variação em seus potenciais de membrana. Essa variação rápida, que se propaga ao longo de umadessas células, é denominada potencial de ação.
Em todos os potenciais de ação medidos, partindo do potencial de repouso, o potencial se eleva rapidamente a um valor positivo e volta mais lentamente ao potencial de repouso. Em geral o valor máximo atingido é de +30 mV. A duração do potencial de ação, por outro lado, difere bastante de célula para célula: nas células nervosas essa duração é deaproximadamente 1 ms, enquanto que nas células musculares cardíacas ela é maior que 200 ms.
Nos organismos dotados de sistema nervoso, o potencial de ação serve para comunicações de longa distância entre seus componentes. Essas comunicações são codificadas através de potenciais de ação.

EXEMPLO:






LEI DO TUDO OU NADA
Diz que: Um neurônio só consegue enviar um impulso se aintensidade do impulso for acima de um determinado nível, fazendo com que a sua membrana seja despolarizada e repolarizada. 
Este valor mínimo que permite a transmissão do potencial de ação é conhecido como potencial limiar. Os valores abaixo do potencial limiar são conhecidos como sublimiares, e cada célula tem um valor característico de potencial limiar.

EXEMPLO:



OBJETIVO:Avaliar a força máxima da voluntária através do dinamômetro e verificar o registro de potenciais elétricos produzidos na musculares a partir da estimulação de unidades motoras.

METODOLOGIA
MATERIAIS UTILIZADOS:
Eletromiógrafo
Eletrodos
Álcool 70%
Algodão
Crônometro
Dinamômetro
Computador
Projetor
PRÁTICA
Para a seguinte prática foi solicitado uma aluna como voluntária paraque pudesse participar da prática e pudessemos assim observar todos os mecanismos e alterações. Inicialmente utilizamos o eletromiógrafo que corresponde a um equipamento que monitora atividades elétricas das membranas excitáveis das células musculares representando os potenciais de ação deflagrados por meio da leitura da tensão elétrica, sendo utilizado o método de superficie para detecção dossinais de eletromiografia implicando na fixação de quatro eletrodos sobre a pele correspondendo ao ventre muscular.
Dois dos eletrodos foram fixados no músculo braquioradial e os outros dois foram fixados em músculos que não representaram nenhuma atividade ou alterações nos resultados obtidos. Foi utilizado um programa via computador onde pôde-se observar as ondas de potenciais, dedespolarização e repolarização da membrana no qual, a linha representada no monitor correspondia a ação do músculo braquioradial e a outra, mostrava a ausência ou pequena atividade dos outros músculos recrutados que não exerceriam quaisquer alteração nos resultados.
Sobre a mão da voluntária foi colocado o dinamômetro, este, corresponde a um instrumento que visa a medição de forças e pressões manuais, tendomuitas representações e aplicações clínicas diferentes e sendo utilizado como por exemplo um importante indicador de força máxima e total do corpo humano.

EXERCÍCIO I:
Força máxima aplicada: 100%
A voluntária foi adequadamente orientada a apertar o instrumento exercendo sobre o mesmo a sua força máxima. Obtivemos o valor de cinco pounds e este mesmo valor foi convertido em quilos (kg)utilizando a seguinte fórmula:
Força máxima: Valor em pounds x 2,205 = Valor em quilos (kg)
Força máxima: 5 x 2,205 = 11,0 kg

EXERCÍCIO II:
Força máxima aplicada: 25%
Neste segundo exercício observamos o valor de apenas 25% da força máxima da voluntária. Foi sinalizado no aparelho dinamometro o valor de 2,75 e a voluntária foi orientada a exercer a sua força durante quatro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Potencial de ação e potencial de membrana
  • Potencial de Açao
  • Potencial de Ação
  • potencial de ação
  • Potencial de ação
  • potencial de ação
  • Potencial de Ação
  • potencial de ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!