potassio e carbonato

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Potássio

O potássio é um elemento químico do grupo 1 (metais alcalinos) que pertence ao quarto período da tabela periódica. O potássio é um metal, excelente condutor de eletricidade, mole ealtamente reativo. Possui na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente forma compostos univalentes, iônicos e incolores. Os hidróxidos e óxidos são bases muitofortes e os oxo-sais são muito estáveis.
Arde com chama violeta e apresenta uma coloração prateada nas superfícies não expostas ao ar, já que se oxida com rapidez. Entretanto, deve ser armazenado dentrode um recipiente com querosene. 
O potássio reage com a água, liberando hidrogênio e formando os correspondentes hidróxidos. O potássio funde e sempre inflama.
2K + 2H2O → 2KOH + H2
É o sétimo maisabundante dos elementos na crosta terrestre, contribuindo com 2,6% do seu total. A maior parte do potássio está presente em minerais tais como a muscovite, feldspatos etc, que são insolúveis em água,tornando difícil a obtenção do potássio a partir deles. No entanto, ele pode ser obtido comercialmente pela eletrólise de sais fundidos de alguns minérios refináveis, tais como a carnalita, MgCl2 KCl6H2O e opolihalito.

Carbonatos

Os carbonatos são compostos inorgânicos formados pela ligação iônica de um metal ou um semimetal com o ânion carbonato, CO32-
É formado por ligaçõescovalentes, mas os seus compostos, que são os sais inorgânicos e os minerais conhecidos como carbonatos, são iônicos, pois esse radical recebe dois elétrons de algum metal ou semimetal, formando uma ligaçãoiônica.
Esses compostos são insolúveis em água, com exceção do carbonato de amônio ((NH4)2CO3) e dos carbonatos formados com metais alcalinos (elementos da família 1: Li, Na, K, Rb, Cs e Fr). Quase todossão sólidos brancos.
Os dois exemplos de carbonatos mais comuns e mais importantes do cotidiano são o carbonato de sódio (Na2CO3) e o carbonato de cálcio (CaCO3). No primeiro caso, o sódio é da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carbonato
  • Carbonatos
  • Potássio
  • Potássio
  • POTASSIO
  • Potássio
  • Potássio
  • Potássio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!