Potência reativa

Páginas: 19 (4744 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
1. INTRODUÇÃO



Neste trabalho abordaremos o assunto potência reativa. Para tanto, será realizada, inicialmente, uma breve explanação, fundamental para a compreensão do tema que será abordado mais adiante, de alguns conceitos básicos de física, tais como: diferença de potencial, corrente elétrica, força eletromotriz, campo magnético e indução eletromagnética. Além disso, serãoapresentados componentes de circuitos como: fontes de força eletromotriz, resistores, indutores, capacitores, entre outros.

Nosso objetivo com esse trabalho é apresentar ao leitor o que é potência reativa e de que maneira podemos calculá-la, após entendermos potência ativa, fator de potência, sistemas conservativos e dissipativos e reatância indutiva e capacitiva.

Também é nosso objetivoestudar quais as influências e conseqüências da energia reativa trazidas aos consumidores e fornecedores de energia elétrica, para que possamos responder a importantes questões de como aumentar a eficiência da instalação elétrica em nossas residências; de que forma podemos calcular o valor excedente de energia reativa, o que pode causar um baixo fator de potência e como a potência reativa afetanossa conta de energia elétrica.


2. INTRODUÇÃO À ELETROTÉCNICA




2.1 Conceitos Básicos

2.1.1 Tensão ou diferença de potencial




Uma carga puntiforme (corpo eletrizado cujas dimensões são muito menores do que as dos outros corpos eletrizados analisados) positiva aproximada, de um corpo eletrizado negativamente ou positivamente, será atraída ou repelida poreste corpo, respectivamente. A energia para efetuar este trabalho é denominada energia potencial elétrica. Quanto maior a eletrização do corpo, maior a força de atração ou repulsão.

Dois corpos com diferentes forças sobre a carga puntiforme apresentam diferentes energias potenciais elétricas. Esta diferença de energia é chamada diferença de potencial (ddp) e também conhecida como tensãoelétrica. A unidade da tensão elétrica no sistema MKS é o volt, representado pela letra V, e simbolizado pelas letras V ou E. Fontes de tensão são dispositivos que convertem outra forma de energia em energia potencial elétrica; são conhecidas como fontes de força eletromotriz (f.e.m.). As tensões medidas nessas fontes de f.e.m. são geralmente simbolizadas pela letra E.




2.1.2 Correnteelétrica




A corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresente superposto ao primeiro. Esse movimento recebe onome de movimento de deriva das cargas livres.

A intensidade I da corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.

[pic]
A corrente elétrica pode ser dividida em: corrente elétrica contínua e alternada. Acorrente contínua é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre numa direção. Este tipo de circuito possui um pólo negativo e outro positivo (é polarizado), cuja intensidade é mantida. Mais corretamente, a intensidade cresce no início até um ponto máximo, mantendo-se contínua, ou seja, sem se alterar. Quando desligada, diminui até zero e extingue-se. Já a corrente elétrica alternada têm seusentido variando com o tempo.


2.1.3 Força eletromotriz




A força eletromotriz, cujo símbolo é f.e.m., consiste na força elétrica produzida pela conversão de qualquer forma de energia em energia elétrica, que gera uma corrente elétrica. É igual à energia por unidade de carga fornecida por uma fonte de energia elétrica. A unidade de força eletromotriz é o volt. Em termos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Potencia reativa
  • Medição de Potência Reativa com Varimetro
  • Potencias Ativas Reativas E Aparentes
  • Distribuição de Potencia Ativa e Reativa
  • Potencia reativa em sistemas eletricos
  • Medição de Potências ativa,reativa e aparente
  • Compensação de energia reativa para liberação de potência ativa de geração
  • Comportamento de geradores síncronos operando em paralelo e distrubição de potência ativa e...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!