Postura na posição sentada ligadas ao aprendizado de alunos do ensino fundamental.

Páginas: 8 (1814 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
Postura na posição sentada ligadas ao aprendizado de alunos do ensino Fundamental.

Daniele Dias Goulart

Resumo

O presente texto pretende apresentar problemas que poderão causar na postura e problemas de dificuldades de aprendizado que estão relacionados a postura das crianças no ensino Fundamental na posição sentada.Além de observar crianças de diferentes séries na posição sentada ediscutir resultados.


Introdução

Ambiente escolar e postura, um assunto não muito comentado e observado, mas que deveria ter uma atenção especial, pois é na escola que crianças criam alguns hábitos que serão levados para toda a vida.As crianças na idade escolar permanecem diariamente sentadas por um período de aproximadamente quatro horas em cadeiras e classes que não são adequadas a elas.Por esse motivo a adequação ergonômica no ambiente escolar é de grande importância e por muitas vezes é deixado de lado.

1. Postura na posição sentada.
A postura na posição sentada provoca a retificação da curvatura lombar, aumento da pressão intradiscal, dificulta o retorno venoso dos membros inferiores( Grandjean & Hunting, 1998) podendo ser causa freqüente de dor nas costas em adultos.Omodelo biomecânico da coluna do homem não foi construído para permanecer por longos períodos na posição sentada, mantendo postura estática fixada realizando movimentos repetitivos. Conforme relatos de Nachemson (1975) a posição sentada é considerada a mais danosa para a coluna, pior até mesmo que a posição em pé, o autor relata que a pressão no disco intervertebral é consideravelmente menor na posiçãoem pé do que na posição sentada.O autor afirma também que sentar apoiando as costas é menos lesivo, pois a pressão nos discos diminui O trabalho estático provoca uma diminuição na irrigação sanguínea, principalmente dos membros inferiores, pela compressão dos vasos sanguíneos contra o tecido muscular. O músculo menos irrigado, recebe menos açúcar e oxigênio, acumulando mais resíduos o que provocaa fadiga causando dor e desconforto. Se flexionar a coluna para frente diminui o trabalho dos eretores da coluna, por outro lado aumenta a pressão sobre os discos. De acordo com Carvalho (2001) cadeiras inadequadas induz a posturas erradas , que podem desencadear problemas na coluna lombar e cervical, em membros superiores, além de causar deficiências circulatórias nos membros inferiores.
Aposição sentada por melhor que seja, impõem uma carga significativa para os discos intervertebrais, principalmente na região lombar.

2.Postura e ambiente escolar.
A postura corporal é um tema complexo de ser definido, pois não envolve somente variáveis fisiológicas, biomecânicas, mas também psicológicas, motoras, social e cultural.
Quando falamos em ambiente escolar e posturas notamos que osproblemas são diversos. Um deles é a postura das crianças na posição sentada, por permanecerem sentadas por um longo período diariamente, em média de 4 horas, em cadeiras inadequadas poderão desenvolver hábitos posturais, causando problemas futuros. Segundo Mandal (1996), a causa de vários problemas são cadeiras inclinadas para trás com a superfície da mesa horizontal, onde na tentativa de se acomodaras crianças inclinam-se sobre a superfície da mesa comprimindo as vértebras lombares. Essa pressão mantida por diversas horas sobre o osso em formação da criança poderá ocasionar transformações posturais permanentes, que irão incomodar para o resto de suas vidas, com posturas extremamente danosas a sua saúde. A utilização de intervalos e mudanças de postura durante as atividades, são necessáriaspara manter a boa hidratação do disco intervertebral. As variações periódicas de cargas nos discos são responsáveis pelo bom funcionamento do mecanismo que promove a nutrição tecidual, às vezes as crianças só levantam para ir ao banheiro e na hora do recreio, e ficam impacientes ou ate mesmo irritada, e é difícil para professores chamar sua atenção, para um adulto já não é fácil permanecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TECNOLOGIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Educação ambiental para alunos do ensino fundamental
  • O desempenho escolar do aluno no ensino fundamental.
  • TRABALHANDO A SEXUALIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Estilos de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental
  • AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA ALUNOS SURDOS
  • ensino e aprendizado de quimica para alunos deficientes auditivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!