Postura coraporal

2347 palavras 10 páginas
FATORES QUE INFLUENCIAM NA POSTURA CORPORAL DE ESCOLARES E FORMAS DE PREVENÇÃO
Introdução
O termo postura pode ser entendido como uma posição otimizada, mantida com característica automática e espontânea, de um organismo em perfeita harmonia coma gravidade. Além disso, pode ser considerado o conjunto de relações existente entre um organismo como um todo, e o ambiente que o cerca. (TRIBSTONE,2001).
A má postura é um hábito adquirido na infância, e se não corrigido, carrega-se por toda vida, com várias conseqüências, entre elas os desvios posturais. (Érica Verderi,2005) A utilização de posturas corporais equivocadas e o excesso de sobrecarga diária na coluna podem levar a algias precoces em escolares. Os desvios posturais nas crianças e adolescentes sofrem influência de fatores biológicos e ergonômicos.
Entre os fatores que alteram a postura corporal estão os sobrepeso. Esse provoca instabilidade músculo-esquelético, deslocamento do centro de gravidade e a combinação de encurtamento e alongamento excessivos.
Outro fator biológico é a respiração. Os músculos respiratórios quando tensos favorecem alterações posturais. O mobiliário inadequado e o elevado número de horas na mesma posição, além da carga excessiva na mochila são os maiores problemas ergonômicos.
Acreditamos, que, para se tentar minimizar incidência de afecções posturais no escolar se faz necessário mudanças na estrutura física da sala de aula, monitorar a carga das mochilas, mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos e posturais regularmente.
O que é postura
A Academia Americana de Ortopedia define a postura como o estado de equilíbrio entre músculos e ossos com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentado ou deitado (ADAMS et al citado por BRACCIALLI E VILARTA, 2000).
A postura consiste numa relação estável entre o sujeito e o meio, o que resulta numa estabilização espacial. Dessa forma, quando o indivíduo se

Relacionados