Postulados, princípios e convenções contábeis

Páginas: 22 (5449 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2011
Postulados, Princípios e Convenções Contábeis

Na abordagem da Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade os conceitos são tratados de forma hierarquizada: Postulados, Princípios propriamente ditos e Convenções.
O postulados retratam as condições dentro dos quais a Contabilidade precisa atuar, os princípios são o núcleo central da doutrina contábil, norteiam a direção a seguir, eas vezes, os vários caminhos paralelos que podem ser empreendidos , as convenções nos darão as instruções finais para a escolha do percurso definitivo.

Postulados

Os postulados se constituem numa proposição ou observação de certa realidade não sujeita a verificação e numa lei maior da contabilidade, pois definem o ambiente econômico, social e político no qual esta de atuar, o seu objetode estudo e a sua existência no tempo. Os postulados contábeis, segundo alguns autores consultados são :

• Da Entidade
• Da Continuidade

Os postulados em qualquer ciência são os pilares da mesma. No caso, estes são a base de toda teoria contábil. São verdades absolutas em si mesmas e que permitem a existência da contabilidade

• Postulado Contábil da Entidade: Define aentidade Contábil, dando a esta vida e personalidade própria, pois determina que o patrimônio de toda e qualquer entidade econômica que manipula recursos econômicos, independente da finalidade de gerar ou não lucros, de ser pessoa física ou jurídica, de direito publico ou privado, não deve se confundir com a riqueza patrimonial de seus sócios ou acionistas ou proprietários individual e nem sofrer osreflexos das variações nela verificada.

• Postulado Contábil da Continuidade: Determina que a Entidade é um empreendimento em andamento, com intenção da existência indefinida, ou por tempo de duração indeterminado devendo sobre-ver aos seus próprios fundadores e ter seus patrimônio avaliado pela sua potencialidade de gerar benefícios futuros, e não pela sua capacidade imediata de ser útilsomente a entidade.

Princípios Contábeis

Os principio contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração da demonstrações financeiras, aumentam a utilidade de dados fornecidos e facilitam a adequação entre empresas do mesmo setor.

Princípios Contábeis podem ser conceituados comosendo as premissas básicas acerca dos fenômenos econômicos contemplados pela contabilidade, premissas que são a cristalização da análise e observação da realidade econômica.

Os Princípios são os padrões técnicos e práticos aplicados. No caso da contabilidade são os princípios que regulamentam, ou certificam, a maneira como a contabilidade é aplicada, ou seja, feito os lançamentos.• Principio do custo como base de valor

O custo da aquisição de um ativo ou dos insumos necessários para fabrica-lo e coloca-lo em condições para gerar benefícios para entidade representa a base de valor para a contabilidade, expresso em termos de moeda de poder aquisitivo constante.

• Principio de denominador comum monetário

As demonstrações contábeis, semprejuízo dos registros detalhados de natureza qualitativos e física, serão expressas em termos de moedas nacional de poder aquisitivo da data do ultimo balanço patrimonial.

• Principio da Realização da Receita

A receita é considerada realizada e, portanto, passível de registro pela contabilidade, quando produtos ou serviços produzidos ou prestados pela entidade são transferidos paraoutra entidade ou pessoa física com a anuência e mediante pagamento especificados perante a entidade produtora.

• Principio do confronto das despesas com as receitas e com os períodos contábeis

Toda despesa diretamente delineável com as receitas reconhecidas em determinado período, com as mesmas deverá ser confrontada; os consumos ou sacrifícios de ativo (atuais ou futuros),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princípios, Postulados e Convenções Contábeis.
  • Postulados, Princípios e Convenções Contábeis
  • Postulados, princípios e convenções contábeis
  • Postulados, Princípios e Convenções Contábeis
  • Postulados, principios e convenções contábeis
  • Princípios, Postulado e Convenções Contábeis
  • Resenha postulados principios e convencoes contabeis
  • Postulados, princípios e convenções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!