postulados contábeis

Páginas: 7 (1580 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Postulados Contabeis

Os postulados são proposições ou observações de certa realidade não sujeita a verificação e constituem a lei maior da Contabilidade, pois definem o ambiente econômico, social e político no qual esta deve atuar, o seu objeto de estudo e a sua existência no tempo.

Os postulados contábeis, segundo alguns autores consultados são: a entidade e a continuidade.
 
PostuladoContábil da Entidade


Define a entidade contábil, dando, a esta vida e personalidade própria, pois determina que o patrimônio de toda e qualquer unidade econômica que manipula recursos econômicos, independente da finalidade de gerar ou não lucros, de ser pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, não deve se confundir com a riqueza patrimonial de seus sócios ou acionistas, ouproprietário individual e nem sofrer os reflexos das
variações nela verificadas.
 
A Entidade (empresa) não se confunde com a pessoa física do sócio, juridicamente são duas pessoas distintas:a pessoa física e a pessoa jurídica, com obrigações diferentes. Exemplo: a empresa contrai uma dívida, caso não apague será executada (a empresa é executada não o sócio). A mesma coisa acontece se o sóciocontrair dívida, quem é executado é o sócio e não a empresa. 
 
Outro exemplo, quando o sócio tira dinheiro da empresa: a contabilidade deve registrar como retirada de pró-labore, ou retirada de lucros, ou de empréstimos, etc. Se o sócio retira mais dinheiro do que relativo aos lucros, pró-labore, e por esse motivo a empresa passa por dificuldades financeiras, o sócio será condenado a devolver odinheiro à empresa ou assumir as
dívidas com os fornecedores, pelo fato de ter agido de má-fé, fraudando o seu credor. (art. 158 a 165 do NCC-Lei 10.406/2002).
 
Observa-se que este postulado é importante na medida em que ele identifica o campo de atuação da Contabilidade, pois onde existir patrimônio administrável existirá certamente a Contabilidade.
 

Postulado Contábil da ContinuidadeDetermina quea entidade é um empreendimento em andamento, com intenção de existência indefinida, ou por tempo de duração indeterminado, devendo sobreviver aos seus próprios fundadores e ter seu patrimônio avaliado pela sua potencialidade de gerar benefícios futuros (lucros), e não pela sua capacidade imediata de ser útil somente à entidade. Como o próprio nome diz a empresa deve tercontinuidade, é função da contabilidade primorar pela continuidade da empresa.
O Auditor Independente emite parecer sobre as condições em que a contabilidade de encontra: consistência, observação dos regimes, é obrigação do Auditor ressalvar em seu parecer se, por algum motivo, a empresa está em situação de descontinuidade. Exemplo: crise financeira, incapacidade produtiva, multas de elevado valorimpagáveis pela empresa, etc.



Principios contábeis


 
Os princípios originaram-se da necessidade do estabelecimento de um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento do profissional no exercício da Contabilidade, seja para a escrituração dos fatos e transações, seja na elaboração de demonstrativos, masque permitissem aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.
 
Além de delimitar e qualificar o campo de atuação da Contabilidade, os princípios servem de suporte aos postulados. E através da evolução da técnica contábil em função de novos fatos sócio-econômicos, modificações nalegislação, novos pontos de vista, ou outros fatores, um princípio que hoje é aceito, poderá ser modificado, para atender às inovações ocorridas na vida empresarial.
 
Os princípios básicos, essenciais ao exercício da Contabilidade são: o princípio do custo como base de valor, o princípio da realização da receita e confrontação da despesa, o princípio do denominador comum monetário e o princípio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Postulados Contabeis
  • postulados contabeis
  • Postulados contabeis
  • Os postulados contábeis
  • Postulados e Princípios Contábeis
  • POSTULADOS, PRINCÍPIOS E CONVENÇÕES CONTABEIS
  • Princípios, Postulados e Convenções Contábeis.
  • Princípios e postulados contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!