postuladdo koch

757 palavras 4 páginas
Postulados De Koch
Na relação parasitária, o micro-organismo se beneficia de seu hospedeiro, e sua ação sobre o mesmo provoca a doença. Desde tempos antigos, o homem percebeu que era inseguro o convívio com portadores de doenças que eram reconhecidamente transmissíveis de pessoa a pessoa. Na região da Palestina, os portadores de hanseníase eram excluídos do convívio social e banidos para guetos distantes da comunidade pelo resto de suas vidas. Hoje, reconhece-se que a hanseníase apesar de ser contagiosa, pode ser facilmente controlada por meio de medidas profiláticas. Já na Idade Média, europeus foram atingidos por pandemias de peste bubônica ou varíola e cidades inteiras foram abandonadas pela população na tentativa controlarem e escaparem dessas doenças. Inclusive há relatos de que algumas cidades impediam a entrada e a saída de pessoas estabelecendo barreiras de isolamento, com fogueiras, ao redor de seus muros.

A possibilidade da existência de agentes invisíveis ao olho humano e que seriam a causa das doenças infecciosas já era investigada desde a antiguidade. Em 1546, o monge e médico italiano Girolamo Fracastoro (1483-1553) publicou o livro “De contagione et contagionis” onde especulava que doenças contagiosas poderiam ser causadas por “germes vivos” que se transmitiam, de alguma forma, pessoa a pessoa. Nesta época em que as doenças eram consideradas, até por estudiosos, como castigo divino, pouca atenção foi dada aos escritos de Fracastoro.

Em 1877, o cientista Robert Koch adaptou conceitos de Daniel Toledo para definir agente causal e doença, estabelecendo assim, a cadeia de transmissão de doenças. Esses conceitos são conhecidos como os postulados de Koch. Koch afirmou então que os seus postulados devem ser comprovados antes de se poder estabelecer e aceitar uma relação causal entre um agente infeccioso e a doença em questão, afirmação esta, que ainda hoje são válidas na microbiologia.

Os postulados de Koch são quatro:

1. O

Relacionados