Postivismo, durkheim, marx, weber

9844 palavras 40 páginas
Centro Universitário Plínio Leite
Curso de Serviço Social

Pesquisa sobre:
Positivismo – Marx – Durkheim - Werber

Positivismo
O positivismo foi criado pelo Francês Augusto Comte, no período de (1798-1857) - séc.XIX, atribuindo fatores humanos nas explicações de diversos assuntos, contrariando os princípios da razão, da teologia e também da metafísica. Já na visão Henry Myers ( 1966). O positivismo não deveria ser visto como causas e motivos externos e sim focar e direcionar ao estudo das relações existentes nos fatos acessíveis pela observação. Os positivistas não buscavam explicações nos fenômenos externos, como exemplo, a criação do homem. Eles procuravam explicar coisas presentes, palpáveis, como as leis das relações sociais. Este método positivista busca a observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação.
Auguste Comte e seus pensadores medievais doutrinavam que o que é possível conhecer, são somente os fenômenos e suas relações, não a sua essência; estas para eles, permanecem desconhecidas, pois é impossível alcançar noções absolutas. O objetivo fundamental era unir as duas culturas: a humanista e a científica, capaz de redescobrir e reavaliar a exigência humana. Podemos citar como essência do pensamento Comte: a humanidade, a ciência, a síntese e a fé.
O século XIX marcou o liberalismo europeu, considerando a natureza humana como base da própria lei natural. Neste século também marcou o triunfo do cientificismo, que reconhece uma só natureza; explicando o mundo dos valores e dos fatos.
O liberalismo afirmava que o desenvolvimento moral, cultural, econômico e político da sociedade, só iria ser alcançado pelo desenvolvimento do espírito e das faculdades do indivíduo. Contudo, o liberalismo começou a sofrer transformação em uma tentativa de conciliar sua estrutura racional apriorística com o empirismo, que ensinava que todo conhecimento se reduz aos dados da experiência sensível, e com o materialismo, qual a matéria e

Relacionados

  • Positivismo
    518 palavras | 3 páginas