Postila de Educação Fisica

Páginas: 10 (2488 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
2º COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA, 4º BIMESTRE
PROFESSOR ; JANDER CARDOSO NUNES
SÉRIE: 1º ANO TURMAS: 1, 2,3 e 4

História do futsal
O futebol de salão teria sido inventado por volta de 1934, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de Indoor Football. O Uruguai, nos anos 30, era agrande referência no futebol, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã. O futebol estava em alta nos dois países e o intercâmbio dentro da ACM era constante.
Em 1935, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, após se graduarem no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM comosecretários diretores de educação física da ACM, voltaram ao Brasil e introduziram o "Indoor Foot Ball" que passou a ser chamado futebol de salão. Durante dois anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram e ampliaram as novas regras, chegando ao protótipo do esporte que encontramos hoje, ou seja, o limite de cinco jogadores e as demarcações da quadra.
Antes das regras serem estabelecidas, praticava-sefutebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e consequentemente suas frequentes saídas de quadra. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.
O termo fut-sal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usaro nome futebol por entidades que não ela própria, isso no inicio da década de 90. No entanto, acabou sendo adotado posteriormente sem o hífen pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o esporte adquiriu sob a autoridade desta entidade. e as principais alteração nas regras foram o arremesso lateral e de canto deixaram de serem cobrados com as mãos, a proibição de marcar gol dentroda área acabou, como também acabou a proibição do goleiro jogar fora da área
Tendo em vista isso, embora as primeiras regras tenham surgido no Uruguai, nada foi feito naquele País no sentido de aperfeiçoá-lo ou divulgá-lo, cabendo aos brasileiros a responsabilidade pelo crescimento, divulgação e ordenação do Futsal como modalidade esportiva. De tal forma podemos afirmar que devido aidentificação, popularidade e dimensão alcançada no Brasil, o Futsal é um esporte genuinamente brasileiro.
REGRAS DO FUTSAL
A QUADRA DE JOGO:
A quadra de jogo terá uma forma retangular com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros, e sua largura de 22 metros no máximo e mínimo de 15 metros. Em competições internacionais, terá entre 38 a 42 metros de comprimento no máximo e largura de 18 a 22metros.

A BOLA:
A circunferência e o peso da bola varia de acordo com a categoria, feminina ou masculina, adulto ou infantil. durante a partida, só poderá ser trocada com autorização prévia do árbitro.
São 5 jogadores para cada lado incluindo o goleiro e 7 reservas. Em relação aos tempos são 2 tempos de 20 minutos, fazendo uma partida inteira ser de 40 minutos.
É permitido um númeroindeterminado de substituições, podendo ser realizado com a bola em jogo ou fora de jogo.
O jogador que sai e o que entra deverá fazer a substituição pela linha lateral, sendo que o que entra deverá esperar o jogador substituído transpor completamente a linha lateral da quadra.
Os jogadores deverão estar devidamente uniformizados, sendo que o goleiro deverá usar camisa diferente dos demais jogadores.Não é permitido jogar de brinco, pulseira, cordões, colares, anel.
As camisas deverão ter suas numerações de 01 a 99.
O Tempo de duração de uma partida é de 40 minutos , cronometrados, divididos em dois períodos de 20 minutos cada, com tempo máximo de 10 minutos para descanso entre ambos.
É permitido as duas equipes solicitar 01 tempo técnico, em cada período da partida, com 01 minuto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade física e educação física
  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!