Possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas rerlacionadas ao uso dos antidepressivos tríciclicos

3720 palavras 15 páginas
POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS RELACIONADAS AO USO DOS ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS

Fábio Luiz Saran1
Orientador2

Resumo

Este estudo procura abordar a classe dos antidepressivos tricíclicos destacando as principais reações adversas, efeitos colaterais e interações medicamentosas ocasionadas pelo uso desses ativos. Os antidepressivos tricíclicos tem núcleo com três anéis, e tendem a causar mais efeitos colaterais , necessitando de um aumento gradual de dose para chegar a dosagem ideal de uso, podendo ser letais quando usado numa superdose. Para tanto, levantou-se a hipótese, por que os antidepressivos tricíclicos estão sendo substituídos por outros fármacos que muitas vezes não são tão eficientes no tratamento da depressão? O objetivo deste trabalho é apresentar a classe dos antidepressivos tricíclicos (ADTs) e o desenvolvimento de uma série de reações adversas e efeitos colaterais, bem como as interações medicamentosas, causadas pelo uso medicamentoso dessa classe, mesmo sendo eficiente para os casos de depressão. A metodologia usada neste estudo é de um referencial teórico investigado por meio de livros, revistas, jornais, internet e artigos. Nesta abordagem, os principais pontos de aproximação referem-se aos efeitos colaterais ocasionados com o uso de antidepressivos tricíclico no tratamento de depressão, bem como os transtornos relacionados á depressão.

Palavras-Chave: Depressão. Antidepressivos. Triciclicos. Efeitos Colaterais.

Introdução

Os antidepressivos são divididos de acordo com a ação farmacológica, sendo neste estudo abordado os antidepressivos tricíclicos (ADTs), como sendo os medicamentos mais comuns prescritos para o tratamento da depressão.
Apesar de apresentar resultados satisfatórios em resposta ao tratamento da depressão, os ADTs também apresentam efeitos colaterais e interações medicamentosas, ocasionando o desuso destes pela maioria dos pacientes, fazendo com que o

Relacionados